Coopatrigo celebra o Dia Internacional do Cooperativismo

  • 3 de julho de 2014

Neste sábado, dia 5 de julho, está sendo comemorado no mundo inteiro o “Dia Internacional do Cooperativismo” que foi instituído pela Aliança Cooperativa Internacional com o objetivo de chamar a atenção da população global para este sistema econômico que tem valores e princípios de união para a busca de objetivos comuns dentro de uma sociedade de pessoas.

A Coopatrigo, que é uma das empresas que representa este setor na região, registra com muito orgulho a passagem desta data em nome dos seus mais de 6 mil produtores rurais que se associaram à ela desde 1957, quando foi criada em São Luiz Gonzaga e a partir de então expandiu suas atividades, atuando hoje em 12 municípios: São Luiz Gonzaga, Santo Antônio das Missões, Garruchos, São Nicolau, Pirapó, Dezesseis de Novembro, Rolador, Mato Queimado, Caibaté, Bossoroca, Capão do Cipó e Santiago.

O tema escolhido para a celebração do dia do cooperativismo em 2014 foi: “As cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos”, para demonstrar ao mundo que a sustentabilidade é parte intrínseca da natureza das cooperativas, sendo elas o modelo mais adequado para desenvolver e construir sustentabilidade no século XXI.

Em termos gerais, a sustentabilidade é a capacidade de apoiar, manter ou resistir. Desde os anos oitenta, o conceito evoluiu para abranger a inclusão das dimensões ambiental, econômica e social. Mais uma vez, as cooperativas aparecem aqui como os precursores da sustentabilidade moderna. Ao se concentrarem nas necessidades humanas, elas respondem à crise de sustentabilidade atual e oferecem uma forma peculiar de “valor compartilhado”.

Como algumas de suas ações de sustentabilidade, a Coopatrigo cita o preparo de seus técnicos e agrônomos para orientarem os associados a utilizarem procedimentos na agricultura que visem à preservação do solo e a recomendação de utilização de dosagens de produtos que não agridam o meio ambiente. O recolhimento de embalagens vazias de defensivos que a Coopatrigo promove duas vezes por ano em todas as suas unidades, dando a destinação final destas embalagens e não permitindo que elas fiquem nas propriedades de forma irregular, poluindo o meio ambiente, também é citada como uma ação de sustentabilidade. O reflorestamento é outra pratica de sustentabilidade da Coopatrigo, sendo que ela mantém uma área própria de aproximadamente 70 hectares espalhadas pela região, investindo recursos dos seus resultados na reposição do seu consumo de lenha.

A conscientização através da educação ambiental, realizando palestras e o desenvolvimento do Programa Social Criança Consciente, alertando para a preservação dos recursos naturais, reposição das matas ciliares e práticas domésticas que ajudam na sustentabilidade, também faz parte do cotidiano da Coopatrigo.

O presidente da Coopatrigo, Ivo Batista comentou sobre o Dia Internacional  do Cooperativismo, ressaltando que todas as ações da cooperativa são desenvolvidas de forma sustentável, citando o princípio “Interesse pela comunidade” que é um dos valores fundadores do movimento cooperativo e, como tal, prega a necessidade de salvaguardar, de forma sustentável, condições de vida favoráveis para as comunidades é a base das ações e da visão de todas as cooperativas.