Projeto itinerante leva teatro sobre sustentabilidade para crianças de escolas públicas de São Luiz Gonzaga (RS)

  • 2 de setembro de 2014

Em 10/09, estréia em São Luiz Gonzaga (RS) o projeto Teatro Mata Viva®, um espetáculo que tem como objetivo abordar o tema da sustentabilidade de forma lúdica e com atividades educativas para estudantes e docentes de escolas públicas. Arte-educadores realizarão duas apresentações diárias, de segunda a sexta-feira, às 9 horas e às 14 horas, em frente à sede da Coopatrigo até o dia 19 de setembro. O público total esperado para os 16 espetáculos é de cerca de 2.400 crianças.

O Teatro Mata Viva® faz parte do Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva®, iniciativa da BASF, implementada pela Fundação Espaço ECO®. Em São Luiz Gonzaga, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga e da Coopatrigo, que faz desta uma das atrações das comemorações dos seus 57 anos que estarão sendo completados em setembro.

O projeto consiste em um ônibus itinerante que leva estudantes e docentes de escolas públicas para o local da apresentação, visando o despertar para uma nova consciência e sensibilizar o público para a adoção de práticas sustentáveis na busca pela diminuição do impacto gerado pelas atividades do dia a dia. O público poderá participar de atividades de educação socioambiental com conceitos de cidadania e cuidados ambientais, relacionados ao seu cotidiano.

“A Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga oferece todo o apoio necessário para esse projeto. Com isso, nossas crianças e professores poderão aproveitar ao máximo as atividades e multiplicar para toda a cidade o que o projeto deixar como aprendizado”, afirma Sônia Prates, Secretária Municipal de Educação de São Luiz Gonzaga.

O espetáculo educa e diverte o público. Ele narra a trajetória de Manuela, uma garota que, usando seu computador, navega na internet em busca do significado da palavra sustentabilidade. Durante a peça, ela e seu novo amigo Navegador terão de vencer muitos desafios até encontrar o verdadeiro significado desse conceito tão discutido e importante nos dias de hoje. Em sua caminhada, a garota se depara com diversos personagens que lhe transmitem conhecimento sobre questões ambientais, sociais e econômicas, que são os conceitos-chave da sustentabilidade.

Por meio de um diálogo e muita interação com o público, os arte-educadores realizarão, após o espetáculo, um bate-papo para obter a impressão dos participantes sobre o tema da peça. Após essa atividade, será realizada uma oficina de arte por meio do jogo interativo “Corrida Sustentável”. Este jogo consiste na recuperação de uma árvore cênica, na qual as crianças recriam com fitinhas coloridas os biomas brasileiros e os problemas ambientais existentes no País. Ao término, as crianças levam essas fitinhas para casa, contendo mensagens sobre o seu relacionamento com a natureza.

“Estamos muito contentes por trazer o projeto para São Luiz Gonzaga e buscaremos a participação de outras prefeituras da nossa área de atuação, a fim de que elas também possam trazer suas crianças para ver este espetáculo. Essa é uma parceria que pode trazer muitos benefícios para as comunidades. Cultura, educação e sustentabilidade são fatores fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região”, afirma Ivo Batista, presidente da Coopatrigo.

Teatro Mata Viva®

O Teatro Mata Viva® integra o eixo educacional do Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva®. Desde 2008, o projeto já beneficiou diretamente mais de 46 mil crianças e jovens de aproximadamente 297 entidades, de 21 municípios no Brasil.

Histórico

O Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva® tem como objetivo orientar produtores rurais sobre recuperação e restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs), por meio do plantio de mudas, identificação, mapeamento e elaboração de diagnósticos das propriedades. Também visa levar o conhecimento e o despertar para a importância da sustentabilidade para todos os beneficiados por suas ações. A iniciativa não só colabora para a recuperação de áreas degradadas, mas também busca conscientizar os envolvidos a melhorarem sua relação com o ambiente em que vivem.

“Estamos falando, principalmente, de comunidades de importantes regiões agrícolas, que nem sempre têm acesso a projetos culturais que proporcionam essa conscientização ambiental. Em parceria com cooperativas e com esferas do governo municipal e estadual, conseguimos proporcionar uma experiência inesquecível para os alunos e professores fora da sala de aula, com uma estrutura capaz de sensibilizar muitas outras pessoas além das escolas. São resultados dos quais todos nos orgulhamos bastante”, afirma Roberto Araújo, diretor-presidente da Fundação Espaço ECO®.

Ao longo desses anos, foram plantadas mais de um milhão de mudas de árvores nativas em 655 hectares e diagnosticados cerca de 44 mil hectares, totalizando 168 propriedades agrícolas distribuídas em 94 cidades. Para esta ação foram capacitados dois mil professores, o que trouxe benefício para aproximadamente 138 mil estudantes.

Para as ações de educação ambiental são desenvolvidos três projetos: Atlas Ambiental Mata Viva®, Teatro Mata Viva® e o Núcleo de Educação Ambiental Mata Viva®.