Coopatrigo recebe visita da Regional Missões II

  • 3 de abril de 2018

A diretoria da Coopatrigo esteve recebendo recentemente uma comitiva representando a Regional Missões II que engloba os Sindicatos de Trabalhadores Rurais.
Na oportunidade foram discutidos vários assuntos que envolvem a parceria entre a cooperativa e os sindicatos, no que diz respeito a agricultura familiar.
Um destes projetos é o convênio que a Coopatrigo possui com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para o fornecimento de matéria prima oriunda da agricultura familiar para a fabricação de biodiesel. Para participar deste convênio a Coopatrigo tem que manter um número mínimo de 60% do seu quadro social com a DAP (Declaração de Aptidão Pronafiana) ativa e em contrapartida os associados que possuem este documento e comercializaram soja com a cooperativa recebem o chamado Selo Verde, que na safra passada foi de R$1,20 por cada saca de soja.
Os Sindicatos de Trabalhadores Rurais recebem um percentual deste valor para ajudar na manutenção dos seus serviços e contribuírem com as campanhas de renovação das DAPs, a fim de que a cooperativa não tenha um número inferior a 60% dos seus associados sem esta documentação. Além disso o associado da Coopatrigo que não tiver a sua DAP em dia quando for pago o Selo Verde, perde o direito de receber este valor.
“Esta parceria com as entidades de classe é muito importante para a Coopatrigo e neste caso específico dos trabalhadores rurais temos este diferencial do selo verde que oportuniza aos associados pronafianos recebem um valor adicional pela sua soja”, afirmou o presidente da Coopatrigo Ivo Batista.
O encontro também serviu para alguns ajustes no fornecimento de sementes de forrageiras para a agricultura familiar através de programas que os Sindicatos possuem para os seus associados.
“Na região a Coopatrigo nos dá um suporte significativo para que possamos desenvolver o nosso trabalho como entidade sindical”, afirmou o coordenador da Regional Missões II, Aguinaldo Barcelos.

Roberto Marques
Assessor de Comunicação Coopatrigo