Laboratório de solos Coopatrigo recebe Selo de Qualidade

  • 25 de janeiro de 2019

 

Os associados da Coopatrigo estão sendo bem atendidos pelo Laboratório de Solos instalado pela cooperativa como mais uma ferramenta de contribuição na busca da melhoria dos cultivos na sua área de abrangência.

A constatação é feita pela ROLAS – Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal dos Estados do RS e SC, que anualmente acompanha as análises dos laboratórios credenciados e para aqueles que atingem acima de 85% de precisão é concedido o SELO DE QUALIDADE para análise básica e micronutriente.

A ROLAS completou 50 anos de fundação no ano de 2018, sendo fundada por 5 instituições UFRGS, IPEAS (hoje EMBRAPA), UFSM, IRGA e Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul.  Em 1993 foi adotado o uso do selo de qualidade nos laudos de análise de solo para os laboratórios aprovados no programa de Qualidade. Inicialmente o controle de qualidade da rede tinha apenas algumas análises esporádicas de algumas amostras padrões.  Hoje em dia, todos os 35 laboratórios participantes devem analisar quatro amostras de solo todo mês, totalizando 48 amostras ao ano, as quais visam monitorar a exatidão analítica dos resultados.

Ao ingressar na ROLAS o laboratório passa por um período de avaliação, que inclui análise das instalações e equipamentos utilizados, para após a aprovação técnica passar a fazer parte da instituição e ter a avaliação dos seus laudos.

O Laboratório de solos e sementes da Coopatrigo possui 5 colaboradores, mais as áreas de apoio como a Agricultura de Precisão e Assistência Técnica. Em períodos de maior demanda, que são os intervalos entre uma cultura e outra o Laboratório chega a efetuar 400 análises durante um mês. O período médio para o produtor receber o laudo da sua análise fica entre 15 e 20 dias, anteriormente estes laudos eram conseguidos somente em um prazo de 60 dias, desde a coleta até o recebimento das informações.

“Somos um dos laboratórios mais novos deste grupo e para a nossa satisfação somos um dos poucos que recebe este Selo de Qualidade”, comemora o Engenheiro Agrônomo e Doutarando em Menejos de Solos, Fábio Hauschild que é o responsável técnico pelo Laboratório de Solos e Sementes da Coopatrigo. Além disso, relatou ele, “os colaboradores realizam treinamentos periódicos aperfeiçoando seus conhecimentos nesta área, para que a qualidade do serviço prestado seja a esperada pela cooperativa para o atendimento das necessidades dos associados”.

O laboratório de solos e sementes da Coopatrigo funciona anexo ao prédio administrativo da cooperativa em São Luiz Gonzaga e as solicitações de análise podem ser entregues diretamente no local, ou através da área de assistência técnica da Coopatrigo.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo