Coopatrigo instala mais uma turma do Aprendiz Cooperativo do Campo

  • 24 de maio de 2019

A Coopatrigo esteve promovendo nesta última quarta-feira, dia 22 de maio junto a Escola Agrícola Aquilino de Santis no Rincão dos Mirandas, interior do município de Santo Antônio das Missões a instalação de mais uma turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo.

Vinte jovens na idade entre 14 e 24 anos compõem a turma e durante 1 ano e seis meses manterão vínculo com a Coopatrigo como aprendizes fazendo parte deste programa que é uma iniciativa do Sescoop/RS para atender as cooperativas agropecuárias. A seleção dos alunos foi realizada pela Escola baseado no desempenho escolar e afinidade com o Programa.

O Aprendiz Cooperativo do Campo traz uma proposta inovadora de curso, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção, como propriedades modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade da família de cada participante através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos que estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo.

A metodologia do curso prevê duas semanas de aula teórica em turno oposto junto a Escola Aquilino de Santis, aulas estas que serão ministradas e coordenadas pela Cooperconcórdia e duas semanas de trabalhos práticos na propriedade familiar de cada um, focando o aperfeiçoamento da atividade no campo.

Participaram da apresentação do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo o presidente da Coopatrigo Ivo Batista e o Superintendente Paulo Cordenonsi, o prefeito municipal de Santo Antônio das Missões Puranci Barcelos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Aguinaldo Barcelos, a diretora da Escola Aquilino de Santis Ana Emilia Dutra, o representante da Coperconcordia Tiago Moroni, lideranças do município e familiares dos aprendizes.

O presidente Ivo Batista ao comentar a instalação de mais esta turma do Aprendiz Cooperativo do Campo disse que este programa é muito importante para a cooperativa, pois além de tratar sobre a sucessão familiar, oportuniza qualificação para os jovens oportunizando que muitos deles permaneçam na propriedade de seus familiares.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo