RTC finaliza segunda rodada de avaliação de experimentos que testam a seletividade de herbicidas

  • 21 de janeiro de 2020

A CCGL, através do projeto da Rede Técnica de Pesquisa (RTC), realiza na safra 2019/2020 experimentos em conjunto com as cooperativas associadas. Dentre eles, um experimento busca avaliar a seletividade de herbicidas pré-emergentes à soja. No início do mês de janeiro, foi finalizada a segunda rodada de avaliações nas áreas experimentais das cooperativas Cotrijal e Cotripal. Além destas, o experimento também está em condução nas cooperativas Cotricampo, Coopermil e Cotrijuc.

Conforme o pesquisador da CCGL e coordenador do experimento Mario Bianchi, cada rodada de avaliação consiste em identificar os possíveis danos à soja após a aplicação dos herbicidas. Os herbicidas pré-emergentes são produtos que visam controlar as plantas daninhas sem causar danos significativos à cultura, e seu uso auxilia na manutenção do potencial produtivo da lavoura – explica Mário.

Segundo o gerente de pesquisa e tecnologia da CCGL Geomar Corassa, a condução de pesquisa colaborativa é importante para a geração de dados robustos e que posteriormente servirão de base para decisões assertivas. Informações de qualidade fazem toda a diferença quando se fala em aumento da rentabilidade – completa Geomar.

Para o responsável técnico da área experimental da Cotrijal Valmir Dapont, a informação gerada pelo experimento é importante, pois resultará em mais produtividade e rentabilidade para os produtores. O gerente técnico agronômico da Cotripal Denio Oerlecke entende que as pesquisas desenvolvidas pela RTC são iniciativas fundamentais para a evolução da agricultura.

A próxima rodada de avaliações se dará na maturação da cultura com a colheita e posterior análise da produtividade de grãos, com isso será possível relacionar os sintomas de toxicidade causados (ou não) às plantas de soja com a produtividade final – finaliza Mário. Os resultados dos experimentos gerados pela RTC serão repassados às cooperativas ainda no primeiro semestre deste ano.

 

Fernando Batista

Marketing CCGL