Coopatrigo instala nova turma do Aprendiz Cooperativo do Campo

  • 20 de fevereiro de 2020

Nesta semana a Coopatrigo realizou o ato de instalação de mais uma turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, curso oferecido pelo Sescoop/RS para atender as Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul no seu processo de Aprendizagem. A turma de 20 jovens foi instalada na Escola Municipal Guiomar Medeiros da Esquina Piratini, município de Bossoroca.

O curso é desenvolvido pela Cooperconcórdia de Santa Rosa, Cooperativa Educacional que atende a Coopatrigo através do Sescoop/RS para o desenvolvimento deste programa.

O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo é um projeto do Sescoop/RS, que atende as cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência dos mesmos no campo e promovendo a sucessão familiar.

A escolha dos jovens é feita pela direção da Escola a partir de critérios estipulados pela Coopatrigo que atendam os objetivos do programa e da própria cooperativa. Os jovens firmam contrato de trabalho com a Coopatrigo durante todo o curso que tem a duração de 18 meses, recebendo mensalmente 50% do piso salarial dos funcionários da Coopatrigo. Os alunos desenvolvem atividades no turno inverso ao que estudam na escola, com a intercalação de uma semana de aulas teóricas e outra com atividades práticas a serem desenvolvidas na propriedade.

O prefeito de Bossoroca José Moacir Fabrício Dutra parabenizou a Coopatrigo por esta iniciativa de levar este curso às escolas do interior, as quais segundo ele, vem sofrendo um esvaziamento de alunos e iniciativas como esta ajudam a evitar este processo e incentiva os jovens a permanecerem no campo.

O presidente da Coopatrigo Ivo Batista disse que a cooperativa com este programa mostra o seu diferencial de preocupação com as comunidades e principalmente com a qualificação dos jovens para dar continuidade às atividades rurais, com gestão eficiente e empreendedorismo. O presidente deixou uma mensagem aos jovens para que aproveitem ao máximo o curso, que certamente será de muita utilidade para o futuro de todos eles.

Também prestigiaram este lançamento a Diretora da Escola Guiomar Medeiros, professora Vera Azzolim; a representante da 32ª CRE, Elenita Miranda; o presidente da Cooperconcórdia, Alexandre Dall’Agnese; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bossoroca, João Sodré; o vice-presidente da Cermissões, Diomedes Reck, o vice-presidente da Coopatrigo, Luiz Flávio Oliveira; a vereadora Rute Velozo; o Secretário de Educação de Bossoroca, Everton Botesele; Nivaldo Maciel da Rádio Missioneira; Emerson Scheis da Rádio São Luiz e os conselheiros da Coopatrigo Antonio Andres, José Berro Azzolin e Pedro Libardi.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo