Entidades debatem ações municipais para amenizar impactos da estiagem

  • 20 de novembro de 2020

O presidente da Coopatrigo Ivo Batista esteve recebendo nesta semana a visita do presidente do Sindicato Rural, Luiz Fernando Dorneles, do presidente da Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Giovani Hoff e o Secretário Municipal da Agricultura, João Hilário Batista Chagas onde foi debatido os efeitos da estiagem no município de São Luiz Gonzaga.

No encontro foi debatido que as entidades representativas destes setores já enviaram documento para os governos federal e estadual, reivindicando medidas para amenizar esta situação, mas também é necessário que algumas ações sejam definidas à nível de município.

O presidente da Coopatrigo Ivo Batista disse que a preocupação na cooperativa não é diferente e que devemos fechar o ano com três frustrações de safra e indicativos de problemas também na cultura da soja que está sendo plantada neste momento. “Diariamente convivemos com a angústia dos nossos associados que está tendo prejuízos atrás de prejuízos e uma situação preocupante para o futuro”, afirmou Ivo Batista.

No encontro ficou definido apoio ao documento elaborado pelas Federações e também estudo para a decretação de situação de emergência no município de São Luiz Gonzaga, pois além dos problemas nas culturas que estão em desenvolvimento, já que além da dificuldade de alimentos para os animais, já começa a faltar água para o consumo humano em algumas comunidades do interior.

Os sindicatos patronal e dos trabalhadores solicitaram apoio da Coopatrigo para que seus associados consigam adquirir milho dos estoques do governo para garantir alimento para suas criações e ficou definido que serão realizados os levantamentos de necessidades, que a Coopatrigo vai dar o apoio para que estas aquisições sejam possíveis.

Um novo encontro deverá ser feito nos próximos dias assim que o levantamento de dados for concluído para a decretação da situação de emergência, o que vai contribuir para os produtores encaminharem rapidamente seus proagros e seguros das lavouras de milho e consigam implantar uma nova cultura nestas área, seja de milho ou soja.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo