Coopatrigo forma mais uma turma do “Aprendiz Cooperativo do Campo”

  • 18 de janeiro de 2021

Na última sexta-feira dia 15 de janeiro de forma virtual a Coopatrigo juntamente com a Coperconcordia, estiveram promovendo a formatura de mais uma turma de jovens do Programa de Aprendizagem “Aprendiz Cooperativo do Campo”, a qual foi desenvolvida junto a Escola Agrícola Aquilino de Santis de Santo Antônio das Missões.

Na oportunidade os jovens apresentaram os trabalhos de conclusão elaborados a partir dos ensinamentos transmitidos durantes os 17 meses de duração do curso, visando a melhoria das propriedades de seus familiares e a sucessão nestas propriedades.

Desde 2017, o Aprendiz Cooperativo do Campo desenvolvido pelo SescoopRS para atender as cooperativas agropecuárias nos seus programas de aprendizagem, estimulando a permanência dos jovens nas atividades do meio rural, promovendo desta forma a sucessão familiar e incentivando o aumento do quadro social das cooperativas. A iniciativa é voltada para jovens de 14 a 24 anos incompletos, filhos de cooperados e de jovens das comunidades onde a cooperativa atua e é registrada junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e traz uma proposta inovadora de curso, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade de sua família através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos que estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo.

Esta é a segunda turma que a Coopatrigo forma em sua área de abrangência e tem mais uma terceira em andamento no município de Bossoroca. Em virtude da pandemia, nessa turma, parte do curso foi realizada através do ensino à distância, de forma virtual.

Participaram da formatura virtual o presidente da Coopatrigo Ivo Batista, o presidente da Cooperconcórdia Alexandre Dall’Agnese, a diretora da Escola Aquilino de Santis Ana Amélia Dutra, o coordenador do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo e vice-presidente da Cooperconcórdia Tiago Moroni, a coordenador local do Programa Iris Godoflite , o gerente de RH da Coopatrigo Marcos Cavalari e o Assessor de Comunicação da Coopatrigo Roberto Marques.

O presidente da Cooperconcórdia Alexandre Dall’Agnese parabenizou os formandos esperando que todos aproveitem a oportunidade que tiveram e também se dirigiu ao presidente da Coopatrigo Ivo Batista agradecendo a parceria no desenvolvimento deste Programa, o que demonstra uma preocupação com a sucessão, dando oportunidade a jovens se qualificarem e permanecerem no campo vindo também a fazer parte do quadro social da cooperativa.

O presidente da Coopatrigo Ivo Batista disse que este Programa Aprendiz Cooperativo do Campo está sendo uma das grandes realizações do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, atendendo uma necessidade das cooperativas agropecuárias. Agradeceu também a parceria com a Cooperconcórdia e se dirigiu aos formandos para que não parem por aí e cada vez mais procurem aprender mais, aproveitando estas oportunidades para tornarem suas propriedades cada vez mais viáveis.

Estes foram os jovens que se formaram nesta turma do Aprendiz Cooperativo do Campo da Coopatrigo: Amanda Alves De Santis, Eliton Batista Da Rosa, Gabrielly Bueno De Lourenço, Guilherme Burin. Joao Gabriel Oliveira De Lima, Joao Guilherme De Souza Batista, Mariele Dutra, Mateus Dos Santos Rodrigues, Roger Corrêa Barcelos, Tainara Ledermann Rodrigues, Tais Ledermann Rodrigues, Volmar Charao Da Rocha e Wagner Cardoso da Silva.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo