Medico Veterinário da Coopatrigo orienta sobre vacinação da aftosa

  • 5 de novembro de 2015

Iniciou nesta semana a campanha de vacinação dos bovinos contra a febre aftosa, onde deverão ser vacinados até o final do mês de novembro os animais de 0 a 24 meses de vida.

O médico veterinário da Coopatrigo Márcio Kreuning esteve participando do programa da rádio da cooperativa lembrando os produtores desta campanha e da importância de não deixarem para vacinar os seus animais nos últimos dias, o que sempre provoca atropelos. Além disso, ele sugere que os agropecuaristas aproveitem o fato de estarem reunindo os seus animais para realizarem outros manejos que são importantes como o controle de carrapatos, aplicação de vermífugos e também a vacina do carbúnculo. “Hoje quando menos movimentarmos o gado, menos estresse ele vai sofre e consequentemente terá mais rendimentos”, afirmou o médico veterinário.

A Coopatrigo está inserida na campanha da vacinação contra a febre aftosa com a comercialização das vacinas através das suas lojas veterinárias sendo que os produtores encontram a vacina no Centro Agropecuário em São Luiz Gonzaga e também nas lojas de Caibaté, Bossoroca, Santo Antônio das Missões, Garruchos e São Nicolau.

A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória e os produtores que possuem acima de 30 animais deverão comprar a vacina e levar a nota na Inspetoria Veterinária para a regularização dos seus animais e se não fizerem isso durante o período da campanha vão receber multa e outra penalizações. Os produtores que possuem menos de 30 animais recebem a vacina gratuitamente através dos vacinadores comunitários organizados pelas Inspetorias Veterinárias.