Coopatrigo repassa “retorno” aos produtores de leite da região

  • 22 de abril de 2016

Produtores de leite da região que entregaram a sua produção durante o ano passado para a CCGL através da Coopatrigo e que ainda continuam trabalhando com o sistema cooperativo estiveram recebendo na quinta-feira, dia 14 de abril, o pagamento do seu “retorno” correspondente aos resultados obtidos pela fábrica da CCGL em Cruz Alta.

A destinação foi de R$0,024 por cada litro de leite entregue ao longo do ano e isto correspondeu à R$305.000,00 que foram injetados na economia dos municípios da área de atuação da Coopatrigo.

Ao longo de 2015 a Coopatrigo recolheu em média 40 mil litros/dia na sua área de abrangência de cerca 210 produtores que trabalham com a cooperativa. O número de produtores reduziu na comparação com anos anteriores em virtude das exigências de qualidade e produtividade mínima, implantados a partir do maior rigor na fiscalização originada pelas descobertas de fraudes.

A Coopatrigo juntamente com a CCGL tem trabalhado forte na área de assistência técnica para que os produtores, principalmente através da alimentação, consigam melhorar a qualidade do leite produzido na região, aumentando a produtividade e passando a ter resultado na atividade.

Roberto Mallman responsável pelo setor do leite na Coopatrigo disse que o sistema cooperativo mostra o seu diferencial, apostando forte na assistência técnica e dividindo os resultados da industria, o que nenhuma outra empresa faz. Para exemplificar o ganho do produtor com este “retorno”, Mallman disse que se o associado pegar os valores recebidos no primeiro trimestre de 2016, o “retorno” representou 9 centavos a mais por cada litro entregue.