Associados da Coopatrigo estão recebendo R$12,5 milhões do Funrural

  • 9 de maio de 2016

Em meio crise que a país está atravessando os associados da coopatrigo que são empregadores rurais estarão recebendo de volta recursos que foram retidos dos seus faturamentos de grãos para o Funrural.

A informação foi passada pelo presidente da Coopatrigo Ivo Batista, esclarecendo que isto foi possível graças a uma ação coletiva movida pela cooperativa em nome dos seus associados contra o INSS baseado na decisão do STF que considerou inconstitucional a cobrança do tributo junto aos produtores agrícolas pessoas físicas que são empregadores rurais.

Segundo explicou Ivo Batista, com esta ação coletiva em andamento a Coopatrigo decidiu depositar em juízo todas as retenções do Funrural até que houvesse uma decisão à respeito. Foi graças a esta decisão da Coopatrigo que estes valores estarão sendo repassados aos produtores que possuem este direito de restituição por terem comprovado que são empregadores rurais, através da RAIS que deve ser entregue anualmente ao Ministério do Trabalho.

O presidente da Coopatrigo disse que a Justiça Federal já determinou que os valores depositados em juízo fossem depositados na conta da cooperativa para a devolução aos associados que possuem direito de recebê-los. Batista afirmou que a partir da próxima quarta-feira, dia 11 de maio os produtores associados que participavam da ação coletiva da Coopatrigo e que comprovaram que são empregadores rurais poderão comparecer na Sede Administrativa da cooperativa para assinar a documentação necessária para receber a sua parte, descontados os honorários advocatícios.

O valor total que estava depositado em juízo com a correção monetária chega à R$12.500.000,00 e o valor que cada associado irá receber vai depender da retenção obtida no período quando foram feitos os depósitos judiciais das retenções.

O presidente Ivo Batista disse que a Coopatrigo demonstra mais uma vez o seu diferencial e seriedade diante dos seus associados com esta devolução integral. Ele também cita que neste período outras empresas receberam grãos na região e descontaram o Funrural e no entanto nenhuma delas está anunciando uma prática semelhante à da Coopatrigo. O dirigente cooperativista encerra dizendo que a economia da região terá mais um incremento de recursos, além dos originados da boa safra que estamos encerrando.