Coopatrigo inaugura Laboratório de Solos e Sementes

  • 30 de maio de 2016

Na busca do seu objetivo de proporcionar novas tecnologias para os seus associados a fim de alcançarem maiores produtividades com qualidade, a Coopatrigo de São Luiz Gonzaga inaugurou no último dia 24 de maio um novo e moderno laboratório de solos e sementes. Foram adquiridos modernos equipamentos, houve a adequação da estrutura física e contratados profissionais qualificados para o exercício desta função.

A análise de solo tem por objetivo determinar a quantidade de nutrientes que ele será capaz de fornecer às plantas, contribuindo para o diagnóstico do solo. Com base nesta análise que poderá ser química e física são realizadas recomendações agronômicas de adubação e calagem que vão permitir o fornecimento de todos os nutrientes que a planta necessita para atingir o seu potencial produtivo.

Sem o laboratório em São Luiz Gonzaga os produtores levavam até 45 dias para obter o seu diagnóstico e a partir de agora este resultado estará nas mãos dos associados em até 15 dias.

O novo laboratório de solos e sementes da Coopatrigo também foi inserido no projeto da UERGS para aprovação de um Curso de Agronomia em São Luiz Gonzaga, o qual vai iniciar em 2017, beneficiando estudantes da região que buscam esta qualificação superior.

O presidente da Coopatrigo Ivo Batista disse que a contribuição da cooperativa com este investimento é significativa e vem de encontro com todas as ações desenvolvidas para atender as necessidades do quadro social. “Diante dos custos de produção elevados, a correção do solo para atingir o potencial produtivo das plantas é uma necessidade constante”, afirmou o dirigente acrescentando que a laboratório também vai dar agilidade ao programa de agricultura de precisão que a Coopatrigo mantém para os seus associados.

O laboratório de solos e sementes vai trazer mais três benefícios aos produtores, pois ele vai também realizar a análise das formulações dos fertilizantes que são comercializados aos associados, a fim de verificar se a formulação é a correta; vai realizar a análise foliar da planta para verificar deficiência ou excesso nutricional e também vai analisar o PH da água utilizada na aplicação de defensivos.

Com este investimento a Coopatrigo vai atender não somente os seus associados, mas também os produtores da região missões/noroeste que desejarem se utilizar desta prestação de serviços que estará a disposição de todos independente de serem ou não associados da cooperativa.