Coopatrigo traz especialista em sementes fiscalizadas à São Luiz Gonzaga

  • 13 de junho de 2016

 

A evolução tecnológica com a biotecnologia que está colocando cada vez mais na semente o potencial produtivo das plantas está fazendo com que os produtores repensem o modo tradicional de cultivar, principalmente guardando sementes crioulas em suas propriedades, passando a adquirir sementes fiscalizadas, com padrão genético, vigor e germinação.

Para levar mais conhecimento sobre o assunto e principalmente apresentar dados sobre a diferença entre plantar semente crioula e certificada a Coopatrigo está trazendo à São Luiz Gonzaga o professor  Dr. Paulo Dejalma Zimmer que é coordenador do programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas para palestrar aos seus associados.

O Dr. Paulo Dejalma tem percorrido o Brasil com suas palestras e este ano foi um dos palestrantes do Fórum Nacional da Soja falando justamente sobre este assunto. “ Semente é especiaria, portanto não pode ser tratada como um saco de adubo e precisamos valorizar mais a qualidade deste insumo”, afirma o palestrante. Para o especialista atualmente para se produzir com qualidade são necessários avaliar quatro atributos essenciais da semente: pureza física, fisiologia, genética e sanidade.

A palestra técnica que tem como título “A qualidade da semente na sustentabilidade econômica da produção” será realizada na segunda-feira, dia 13 de junho a partir das 19 horas na Associação dos Funcionários da Coopatrigo.

O presidente da Coopatrigo Ivo Batista espera uma boa participação dos associados, afirmando que a Coopatrigo em parceria com a Syngenta está fazendo um esforço grande para trazer este renomado palestrante à São Luiz Gonzaga. “O desafio do produtor atualmente é produzir mais e com qualidade por hectare e por isso estas informações técnicas são importantes para os associados”, afirmou o dirigente.

Ele explicou também que a Coopatrigo vem realizando importantes investimentos para os associados alcançarem altas produtividades, com a modernização da sua Unidade de Beneficiamento de Sementes, dois Centros de tratamento industrial de sementes e o laboratório de solos e sementes, que são ferramentas à disposição dos associados para a busca deste objetivo.