Massa de ar polar traz riscos para a safra de inverno na Argentina, Paraguai, Uruguai e sul do Brasil

  • 18 de julho de 2017

As chuvas se foram e o frio chegou. A Argentina está sob uma massa de ar polar e a província de Buenos Aires não é uma exceção. Ontem, o dia foi marcado por uma baixa sensação térmica, nebulosidade variável e ventos leves do setor oeste, conforme identificou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN). A máxima foi de 9ºC.

A baixa sensação térmica deve seguir hoje, juntamente com geadas. A previsão indica céu nublado e ventos leves a moderados do noroeste, enquanto o termômetro oscilará entre 1ºC a 10ºC. Na quarta-feira, haverá céu parcialmente nublado, ventos leves a moderados do noroeste e sensação térmia baixa, com mínima de 4ºC e máxima de 13ºC.

Segundo comunicados locais, duas pessoas vieram a falecer em San Carlos de Bariloche, na província de Río Negro, como consequência da massa de ar polar.

De acordo com o jornal La Nación, 65% de todas as zonas monitoradas pelo Serviço Meteorológico Nacional apresentaram uma sensação térmica inferior a 0ºC na manhã de domingo (16).

Na agricultura

A Argentina está em pleno plantio da safra de inverno. Cerca de 79,1% da área de trigo já foi plantada, mas regiões como La Pampa, Buenos Aires e Cuenca del Salado enfrentavam problemas com os excessos hídricos.

Em sua última previsão para a área agrícola, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires destacou que a semana seria de riscos de geadas generalizadas na produção argentina.

 

Fonte- Notícias Agrícolas