Mundo Cooperativo Missões teve destaque na Expo São Luiz 2017

  • 5 de outubro de 2017

Com o objetivo de representar as cooperativas associadas ao Sistema Ocergs/Sescoop o espaço Mundo Cooperativa Missões mais uma vez se destacou na edição deste ano da Expo São Luiz.

O projeto teve o objetivo de apresentar a comunidade são-luizense e regional o trabalho desenvolvido pela Organização das Cooperativas mostrando a força do cooperativismo gaúcho que é um dos principais movimentos econômicos do estado.

Anualmente são divulgados números que demonstram a importância do setor dentro da economia gaúcha. Em 2016, as cooperativas do Rio Grande do Sul apresentaram crescimento de 14,22% em relação ao ano anterior e registraram faturamento de R$ 41,2 bilhões. O desenvolvimento do cooperativismo gaúcho se reflete no aumento dos seus ingressos, que nos últimos cinco anos registrou uma expansão de 76%. Neste contexto de crescimento do faturamento das cooperativas, destacam-se as atividades relacionadas aos quatro ramos que mais movimentam a economia do Rio Grande do Sul: Agropecuário com 14,51%; o Crédito com 18,54%; a Saúde com 9,88% e a Infraestrutura com 6,29%.

As cooperativas exercem importante papel econômico e social em suas comunidades e respectivas regiões com expressiva geração de tributos, que em 2016 representou R$ 2,1 bilhões. A geração de tributos teve um crescimento de 17,8% em relação ao ano anterior. Esses números reforçam a participação das cooperativas na economia e no desenvolvimento do RS, com volume de negócios movimentado que representa 10,05% do PIB do Estado. Elas também apresentaram crescimento em seu quadro de pessoal e, em 2016, atingiram a marca de 58,9 mil empregos diretos, colocando o Estado como o terceiro maior no ranking de empregados de cooperativas no Brasil. Desses, 90% concentra-se nos ramos Agropecuário, Crédito e Saúde.

Fizeram parte do Mundo Cooperativo Missões Coopatrigo, Cermissões, Cotrijuí, Unimed Missões e Unicred, cooperativas estas que estiveram recebendo seus associados, conselheiros e dirigentes durante os cinco dias de realização da feira.

As pessoas que visitavam o estande tinham a oportunidade de conversar com integrantes de cada uma das cooperativas e saber mais sobre a sua atuação na região. Foram centenas de pessoas que passaram pelo local na Expo São Luiz.

O presidente da Coopatrigo Ivo Batista, que foi a cooperativa que coordenou este espaço, agradeceu ao apoio mais uma vez concedido pelo Sistema Ocergs/Sescoop que permitiu este espaço coletivo das cooperativas na Expo São Luiz e a parceria das demais cooperativas em uma demonstração de intercooperação e da força do cooperativismo regional.