Coopatrigo beneficia jovens de São Lourenço com programa Aprendiz Cooperativo no Campo

  • 2 de agosto de 2018

Na tarde desta quarta-feira a Coopatrigo juntamente com o Sescoop/RS, Cooperconcórdia e Escola de Ensino Médio Professora Terezinha Schneider de São Lourenço, distrito de São Luiz Gonzaga, estiveram efetuando o lançamento do Programa Aprendiz Cooperativo no Campo que será desenvolvido naquela comunidade.

O Programa Aprendiz Cooperativo no Campo foi criado pelo Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul destinado especialmente para as cooperativas atenderem a Legislação da Aprendizagem e também as suas necessidades principalmente de trabalhar com o tema sucessão familiar rural.

O programa traz uma proposta inovadora de curso, com aulas práticas e teóricas e ambientes diversificados de produção, como propriedades modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade de sua família através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos que estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo.

A turma formada terá 20 alunos que foram selecionados pela direção da Escola, atendendo um perfil desejado para a participação no curso. Os 20 jovens terão vínculo empregatício como aprendizes com a Coopatrigo durante todo o curso, que tem duração de 17 meses, recebendo mensalmente 50% do piso estadual dos comerciários.

A metodologia do curso prevê duas semanas de aula teórica em turno oposto junto a Escola Terezinha Schneider em São Lourenço, aulas estas que serão ministradas pela Cooperconcórdia e duas semanas de trabalhos práticos na propriedade familiar de cada um, focando o aperfeiçoamento da atividade no campo.

O lançamento do Programa Aprendiz Cooperativo no Campo da Coopatrigo teve a participação da comunidade escolar de São Lourenço e também prestigiaram o evento o coordenador da 32 CRE, Victor Hugo Nascimento, o presidente da Cooperconcórdia, Alexandre Dall’ Agnese, o presidente do Sindicato Rural, Luiz Fernando Dorneles e o Secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rafael Dalenogare, a diretora da Escola Terezinha Schneider, Rosana Dorneles, o superintendente da Coopatrigo, Paulo Cordenonsi e o presidente da Coopatrigo Ivo Batista.

Rosana Dorneles disse que a iniciativa é animadora. “Estamos muito felizes com essa oportunidade para os estudantes, por considerarmos muito importante esse incentivo a ficar no campo”, argumentou. Ela agradeceu à Coopatrigo pela confiança e credibilidade depositada à escola.

Já Victor Hugo Nascimento afirmou otimismo e alegria por ter uma escola da 32ª CRE como participante do programa. “Os alunos são todos de pequenos propriedades e agricultura familiar. Ficamos muito felizes que os jovens frequentem esse curso. É motivo de orgulho pra nós”, destacou o coordenador de educação.

O presidente Ivo Batista por sua vez disse que a Coopatrigo oferece uma excelente oportunidade para estes jovens se aperfeiçoarem, seja para dar continuidade às propriedades de seus familiares ou até mesmo para serem profissionais do meio rural. “Também estamos focando o futuro do quadro social da cooperativa pois estes jovens poderão ser nossos associados” afirmou o presidente.

As aulas do Programa Aprendiz Cooperativo no Campo vão iniciar em setembro e até lá os 20 jovens selecionados deverão providencias os documentos para a formulação de contrato de trabalho com a Coopatrigo.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo