Presidente da Coopatrigo foi um dos protagonistas no lançamento do Smartcoop

  • 20 de abril de 2021

O presidente da Coopatrigo Paulo Pires, que também é o presidente da Fecoagro/RS esteve protagonizando nesta terça-feira em transmissão ao vivo pelo Canal Rural juntamente com outras lideranças do cooperativismo, um evento que pretende colocar as cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul e consequentemente os seus associados em um ambiente de inovação e inserção tecnológica. Na oportunidade foi lançada oficialmente o Smartcoop, que é uma ferramenta gerencial, rápida e descomplicada a qual está centrada na ideia de trazer ao agronegócio o conceito difundido mundialmente por empresas como Uber, Amazon e Airbnb, garantindo a conexão do produtor rural ao sensoriamento remoto por satélite, as melhores plataformas de clima e ao sistema de assistência técnica das cooperativas, tudo de forma on-line.

Em uma de suas manifestações durante o lançamento do Smartcoop, Paulo Pires disse que este está sendo um marco para o cooperativismo agropecuário do Rio Grande do Sul, pois dois pontos estão sendo fundamentais que são a intecooperação que é uma prática das cooperativa e faz parte dos princípios do cooperativismo e o outro é a inovação que é uma necessidade para enfrentar os desafios que são impostos à todos atividades.

A SmartCoop integra em uma mesma plataforma centenas de dados que alimentam e orientam todos os processos de gestão de uma propriedade rural, do apoio comercial à assistência técnica. Ao aderir, o produtor passa a receber, em tempo real, atualizações de dados que alimentam um grande banco de inteligência artificial em que decisões essenciais são tomadas de modo a otimizar a competitividade da produção primária. Por exemplo, uma previsão meteorológica de chuva processada no sistema pode acionar ou

travar uma aplicação de defensivo, aumentando a efetividade da aplicação dos recursos. Por outro lado, um diagnóstico por imagem da produtividade da soja via satélite em determinado talhão pode ajudar o produtor a manejar seu solo. Agilidade que pode significar ganhos reais para o produtor, uma vez que, de posse dos dados, pode melhorar sua rentabilidade.

Além de Paulo Pires, como presidente da Fecoagro também participaram deste lançamento o presidente da OCB Márcio Freitas, o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, o presidente da CCGL, Caio Viana e o Superintendente da CCGL e coordenador do projeto Smartcoop, Guilhermo Dawson Jr.

A partir de agora o Smartcoop entra em uma nova etapa, que é a adesão dos associados das 30 Cooperativas gaúchas à ferramenta, passando a utiliza-la e tornando todo o ambiente de relacionamento associado/cooperativa/associado como um ambiente de constante inovação tecnológica.

A Smartcoop está disponível para associados das 30 cooperativas integrantes do projeto. São elas: Languiru, Santa Clara, CAAL, Cotrisul, Camnpal, Camal, Piá, Coagrijal, Coomat, Cotricampo, Cotrisel, Cotrijuc, Cooperoque, Cotrirosa, Coopermil, Coopatrigo, CCGL, Agropan, Cotribá, Cotrijal, Cotriel, Coagrisol, Cotripal, Cotrisoja, Cotrifred, Coagril, Cotrisal, Coopibi, Cotapel e Coasa.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo