Coopatrigo parabeniza São Luiz Gonzaga pelo seu aniversário

  • 2 de junho de 2021

 

Neste 03 de junho o município de São Luiz Gonzaga está comemorando mais um aniversário e completa 334 anos de fundação e 141 anos de emancipação política administrativo.

A Coopatrigo que teve a sua origem a partir do município de São Luiz Gonzaga, sendo criada em 1957, está parabenizando todos os munícipes por esta data importante e significativa para toda a região.

O município de São Luiz Gonzaga concentra a maior estrutura física e funcional da Coopatrigo possuindo o Centro Administrativo da cooperativa, onde fica toda a administração central e contábil, possuindo também dentro dos limites do município dois Supermercados, dois Postos de Combustíveis, um Centro Agropecuário e Automotivo, uma Unidade de Beneficiamento de Sementes, Laboratório de Solos e Sementes, um Complexo Industrial com Fábrica de Rações e Concentrados e o Engenho de Arroz, e também possui a maior estrutura de armazenagem da Coopatrigo com as Unidades de Recebimento de Produtos 1 e 2, a Unidade de São Lourenço e a Central de Recebimento e Armazenagem de Grãos (antiga Cesa).

A redução de São Luiz Gonzaga foi fundada pelo Padre Miguel Fernandes em 1687, que, vindo da redução de Conceição (hoje cidade de Conceição, na Argentina), com cerca de três mil índios cristianizados, deu início a nova povoação. O atual território de São Luiz Gonzaga permaneceu ocupado pelos jesuítas e índios até a expulsão destes pelos exércitos de Espanha e Portugal, que se estabeleceram na região após o Tratado de Madri, em 1750.

Em 1876, São Luiz Gonzaga passou a ser o 5º Distrito de Santo Ângelo, e em 03 de junho de 1880, pela lei nº 1238, foi elevado à categoria de vila. No ano de 1902, pelo Decreto nº 477, obteve a denominação de cidade.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo