Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, Coopatrigo lança Campanha “Oleo Reciclado, Meio Ambiente Preservado”

  • 4 de junho de 2021

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho, é uma data ambiental muito importante, pois objetiva impulsionar os esforços globais em prol da proteção do planeta. Dessa forma, o ano de 2021 será dedicado para a proteção e reavivamento dos ecossistemas em todo o mundo, sendo lançado o tema pela Organização das Nações Unidas – ONU, instituída a Década da Restauração de Ecossistemas 2021 – 2030.

Como forma de inserção neste contexto, a Coopatrigo, através do seu setor ambiental em conjunto com os dois supermercados, está iniciando um programa que proporciona a coleta de óleo de cozinha usado e incentiva a reciclagem desse resíduo, o qual leva o nome de “Óleo Reciclado, Meio Ambiente Preservado”.

Através desta ação será possível a transformação de um problema em solução, pois apenas um litro de óleo pode contaminar 20 mil litros de água potável, trazendo grandes prejuízos para o ecossistema, com o seu reaproveitando proporcionando a confecção de novos produtos, tornando a cadeia sustentável.

O Programa de Sustentabilidade “Óleo Reciclado, Meio Ambiente Preservado” da Coopatrigo possui como parceiros a S Engenharia Ambiental e a Reco Óleo, empresa licenciada que coleta, transporta e recicla o óleo saturado, destinando para fabricação de sabão em barra, ração animal e desmoldante para a indústria da construção civil.

A dinâmica de funcionamento do Programa terá a participação do consumidor, que vai juntar o óleo usado em sua casa em garrafas pets e quando esta embalagem estiver cheia vai trocá-la em um dos supermercados por barras de sabão, na proporção de 1 barra de sabão para cada litro de óleo usado. Apesar de ter este sistema de compensação, a principal característica do programa é conscientizar os consumidores a destinar seu óleo de cozinha usado de forma ambientalmente correta.

“Nosso objetivo é contribuir para a preservação do meio ambiente e fazer dessa ação uma mudança de hábito da população, não jogando mais o óleo no ralo da pia, do banheiro ou até mesmo no lixo e, sim destinando de forma adequada”, afimou a Eng° Ambiental da Coopatrigo Aline de Oliveira Schonarth.

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo