Coopatrigo e Embrapa Trigo alinham ações para as culturas de inverno

  • 8 de julho de 2021

 

Uma equipe da Embrapa Trigo liderada pelo Diretor Geral Jorge Lemainski esteve se reunindo com a Direção e Coordenação Técnica da Coopatrigo para um alinhamento das ações voltadas para as culturas de inverno, especialmente o trigo.

Segundo destacou Jorge Lemainski esse trabalho de alinhamento está sendo realizado com as Cooperativas em todo o Rio Grande do Sul a partir de uma iniciativa da Fecoagro/RS que também é presidida por Paulo Pires, atual presidente da Coopatrigo.

Umas das alternativas que está sendo trabalhada é o trigo tipo exportação para ração animal, onde já foram realizados testes em cinco áreas experimentais junto às cooperativas mostrando que o trigo poderia ter esta alternativa, já que para produzir este trigo o custo seria menor para o produtor. “Queremos aumentar a área de inverno com lucro por hectare e o nosso foco é produzir grãos tanto para alimentação animal, quanto grãos para alimentação humana, que são projetos que não competem um com outro”, afirmou Jorge Lemainski.

O presidente da Coopatrigo Paulo Pires elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela Embrapa trazendo mais alternativas para o produtor no período de inverno que possibilite a diluição dos custos fixos. “Não queremos substituir totalmente a principal matéria prima na produção de rações que é o milho, mas sim uma alternativa para os problemas de abastecimento que existem por diversos fatores, mas principalmente climáticos”, afirmou o presidente da Coopatrigo.

Paulo Pires disse que na sua visão essa é uma das funções da Cooperativa, que é levar alternativas de produção para o seu associado, e este alinhamento com a Embrapa é muito importante. “Vamos intensificar esta parceria com a Embrapa na nossa região de abrangência, alinhando com o trabalho desenvolvido pela RTC, Rede Técnica Cooperativa”, finalizou o presidente da Coopatrigo.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo