Coopatrigo recebe equipamentos para medir compactação do solo

  • 14 de setembro de 2021

A equipe da Timac Agro da região esteve realizando uma visita à diretoria da Coopatrigo nesta semana, onde efetuou a entrega de dois equipamentos digitais de medição da compactação do solo (Penetrômetro Digital para Solos) que vai contribuir com a equipe Técnica na identificação de solos compactados.

Um dos problemas que afetam o desenvolvimento da lavoura e que se escondem aos olhos de quem avalia visualmente, é a compactação do solo. Diversos fatores contribuem para o adensamento do solo, como o tráfego de máquinas e implementos de peso excessivo, principalmente nas atividades com solo muito úmido. Em áreas com presença de animais, o pisoteio contínuo também exerce pressão considerável e pode acarretar compactação do solo.

Além da sua fertilidade, a condição física deve ser monitorada para permitir um bom desenvolvimento das raízes e armazenagem de água no solo. Formar um bom perfil de solo para sustentar altas produtividades pode ser um trabalho longo, mas de alta importância para quem quer produzir mais e com estabilidade produtiva.

Os dois equipamentos foram doados pela Timac Agro à Coopatrigo, fortalecendo ainda mais a parceria existente e beneficiando os associados. A entrega foi efetuada pelo Supervisor Regional Luiz Pedrali e os equipamentos foram recebidos pelo presidente Paulo Pires, o vice-presidente Luiz Flávio Oliveira e o Superintendente Marcos Pilecco.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo