Coopatrigo abre inscrições para o Programa de plantio de Canola 2022

  • 22 de outubro de 2021

A safra de canola está praticamente se encerrando na área de abrangência da Coopatrigo com situações variadas no que diz respeito ao desempenho desta cultura em virtude de alguns problemas climáticos que ocorreram durante o seu desenvolvimento, mas mesmo assim a avaliação da Coopatrigo é positiva para esta cultura alternativa que se coloca para os associados no período de inverno.

Por ser esta cultura alternativa que possibilita resultados econômicos para os associados e também por trazer vantagens agronômicas promovendo a rotação de culturas no inverno para o controle de pragas e doenças, a Coopatrigo já planeja a próxima safra desta cultura e abriu as inscrições dos associados interessados em cultivar Canola em 2022, projetando uma área de 10.000 hectares a serem cultivadas.

As inscrições vão permanecer abertas até que se complete a área projetada no convênio Coopatrigo/Celena Alimentos e a importação das sementes seja feita ainda em 2021. Este planejamento bastante antecipado se deve à limitação de sementes de Canola nos países produtores. Os associados interessados em participar deverão procurar o corpo técnico da Coopatrigo que repassará todas as informações sobre o Programa de Canola.

A canola é uma espécie oleaginosa, da família das crucíferas, passível de incorporação nos sistemas de produção de grãos do Sul do Brasil. Destaca-se como uma excelente alternativa econômica para uso em esquemas de rotação de culturas, particularmente com trigo, diminuindo os problemas de doenças que afetam esse cereal. O óleo de canola é um dos mais saudáveis, pois possui elevada quantidade de ômega-3, vitamina ‘E’ e o menor teor de gordura saturada entre os outros óleos vegetais. Composição, que segundo pesquisadores, contribui para o controle do colesterol. Seu farelo pode ser usado em rações animais e também na produção de biocombustível.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo