Coopatrigo realizou encontro sobre eficiência energética na irrigação

  • 28 de dezembro de 2021

O Coopatrigo esteve reunindo no dia 23 de dezembro os seus cooperantes que possuem áreas irrigadas por pivôs a fim de discutir um assunto bastante pertinente quer é a eficiência do uso da energia elétrica em sistemas de irrigação. Neste sentido estiveram abordando estes assuntos três Engenheiros Eletricistas: Vilson Nunes Cordeiro, Ibanês Francisco Pianesso e Orci Albuquerque.

Ao abrir o encontro o presidente da Coopatrigo Paulo Pires disse que a Cooperativa está promovendo essa discussão sem ter um interesse direto no tema “energia”, mas o objetivo é de que os cooperados se atentem para fatores determinantes que podem aumentar ou diminuir a conta de luz de um Sistema de Irrigação. “Entendemos que a irrigação é a ferramenta mais eficaz para se enfrentar essa situação de escassez de chuvas, como a que estamos presenciando na atual safra, mas ela precisa ser usada corretamente para não aumentar ainda mais os custos de produção que já são altíssimos”, disse Paulo Pires.

Os especialistas fizeram diversas ponderações aos presentes que devem ser observadas para não gerar contas elevadas, citando como alguns exemplos a potência dos transformadores, a definição da demanda, a utilização dos equipamentos em épocas desnecessárias e cuidar horários de pico, onde os valores cobrados são elevados. “Ao administrar estes pontos específicos o irrigante poderá ter economia significativa na sua conta de luz, o que significa menos custos de produção”, afirmaram os especialistas.

Encerrando o encontro o Presidente da Coopatrigo disse que a Cooperativa dará um enfoque especial aos irrigantes também no que diz respeito às orientações técnicas agronômicas, capacitando um profissional para atender as éreas irrigadas na sua área de ação.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo