Sustentabilidade: Coopatrigo instala coletor para descarte correto de lâmpadas usadas

  • 19 de janeiro de 2022

A Coopatrigo através do seu Supermercado Sede na Vila Mário e o Setor Ambiental está aderindo a mais um serviço de descarte correto de resíduos, como já fez com o óleo usado de cozinha.

Desta vez, está instalando um coletor de lâmpadas usadas, onde os consumidores poderão colocar estes itens e não mais jogá-los de maneira irregular juntamente com o lixo comum, pois lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e luz mista quando descartadas de maneira irregular juntamente com o lixo comum, podem contaminar o solo, as águas e o ar, causando risco à saúde e a segurança da população, devido aos metais pesados que possuem em sua composição.

Através desta prática a Coopatrigo está cumprindo com a Logística Reversa que é um dos instrumentos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS – Lei 12.305/2010), em que dispõe sobre a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, bem como o compromisso de estruturar e implementar um acordo mediante o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor.

Para desenvolver esse Programa de Sustentabilidade a Coopatrigo firmou uma parceria coma empresa RECICLUS, dispondo de um Ponto de Entrega Voluntária – PEV de lâmpadas usadas domiciliares no Supermercado Matriz na Vila Mário, onde os consumidores deverão efetuar a entrega sem nenhuma compensação, mas com a ciência que estão contribuindo com a preservação do Meio Ambiente.

A empresa RECICLUS ficará responsável pelo processo da logística reversa das lâmpadas, bem como a coleta segura, transporte e destinação correta através da reciclagem, sendo que mais 90% dos componentes são reaproveitados na indústria.

Através desta iniciativa a Coopatrigo está cumprindo com os seus Princípios Cooperativista está desenvolvendo mais uma ação de Sustentabilidade e ajudando na preservação do Meio Ambiente que é uma responsabilidade de todos.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo