Coopatrigo e Embrapa debatem implantação de Sistemas de Produção

  • 14 de abril de 2022

A Coopatrigo esteve recebendo nesta semana a visita do Pesquisador da Embrapa Giovani Faé, que vem desenvolvendo um trabalho sobre Sistemas de Produção, o qual dá ao produtor uma alternativa de realizar duas safras no inverno, aumentando desta forma suas possibilidades de renda tendo uma produção competitiva sustentável.

O pesquisador foi recepcionado pela Diretoria da Coopatrigo e Coordenação Técnica, onde foi repassado os principais aspectos deste projeto e suas vantagens para o produtor associado, sendo que neste ano a Cooperativa já possui um trabalho na Lavoura Experimental e o Sistema de Produção será apresentado aos associados no próximo Dia de Campo Inverno.

O Sistema de Produção com a possibilidade de duas safras no inverno consiste basicamente na antecipação do plantio de trigo para o mês de março com variedade precoces, possibilitando um novo plantio de trigo ou até mesmo de canola ainda no período mais frio e na sequência um plantio de milho ou soja no verão, formando desta forma o Sistema de Produção Sustentável.

Além da possibilidade de mais uma renda ao produtor, o Sistema de Produção traz uma otimização de uso do maquinário e mão de obra já existente na propriedade, que são custos fixos e também aumenta a rotação de culturas possibilitando o manejo de controle de invasoras, pragas e doenças, com a diminuição do uso de produtos químicos.

O presidente da Coopatrigo Paulo Pires disse que a frustração da safra de soja deste ano trouxe a tona assuntos importantes como este, que aumentam as possibilidades de renda na propriedade e tiram a dependência que atualmente existe na cultura na soja. “A sequência de anos com boas safras de soja acabou deixando no esquecimento estas possibilidades que possuímos de produzir em nossas propriedades na região, condições essas que não existem em outras regiões do Brasil e até mesmo do mundo”; afirmou Paulo Pires acrescentando que a adoção de Sistemas de Produção será incentivada pela Coopatrigo na sua área de abrangência.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo