Presidente da Coopatrigo participa do lançamento do Programa Duas Safras

  • 20 de abril de 2022

O Presidente da Coopatrigo Paulo Pires que também preside a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul esteve participando de um ato realizado nesta quarta-feira em Porto Alegre que marcou o lançamento do Programa Duas Safras.

O evento ocorreu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com a presença do Governador do Estado Ranolfo Vieira Junior e do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, além de outras lideranças do Rio Grande do Sul.

Idealizado pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Programa Duas Safras prevê um incremento de R$ 31 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul e um crescimento de 45% na safra anual. Para isso, o plano é fazer com que os agricultores gaúchos invistam em uma produção de cereais no inverno – em áreas onde tradicionalmente há apenas cobertura vegetal.

A avicultura e a suinocultura Rio Grande do Sul sofrem pela falta de milho, “cujas atividades estão migrando para o centro do país”, ressalta o presidente da Farsul, Gedeão Pereira. Por essa razão, o Farsul uniu-se à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e à Embrapa para pesquisar alternativas de substituição ao cereal. “Queremos entender por que aqui não conseguimos desenvolver a chamada safrinha e mostrar que podemos substituir o milho por outros grãos”, afirma Pereira.

O presidente da Coopatrigo Paulo Pires disse que a além da Fecoagro apoiar este Projeto, a Coopatrigo também já desenvolve trabalho de experimento em parceria com a Embrapa em sua lavoura experimental e já na atual safra de inverno pretende fazer dois plantios de trigo. “Trata-se de uma alternativa para o nosso associado ter mais renda durante o ano e por isso precisamos incentivar projetos como esse”, disse o presidente da Coopatrigo.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo