Coopatrigo participa de Programa de Melhoria da Qualidade do Sistema Agrícola Produtivo, chamado de “Operação 365”

  • 23 de maio de 2022

A Coopatrigo é uma das 10 Cooperativas do Rio Grande do Sul que estão participando do projeto inovador idealizado a partir da parceria entre Embrapa Trigo e Rede Técnica Cooperativa, que é a “Operação 365”.

Na semana passada as três áreas escolhidas pela Coopatrigo para fazerem parte deste projeto receberam a visita das equipes da Embrapa Trigo, RTC e também o quadro de agrônomos da Coopatrigo onde foi feita uma análise das condições do solo e comparadas com os manejos desenvolvidos no último ano agrícola.

O trabalho foi coordenado pela Chefe de Transferência de Técnologia da Embrapa Trigo, Giovani Faé o qual destacou que a “Operação 365” busca melhorar a qualidade do solo e o sistema produtivo no Rio Grande do Sul, com investimentos e suporte técnico que garantam a qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas. “O objetivo é elevar a produtividade das lavouras, mitigar riscos climáticos e maximizar a rentabilidade das propriedades rurais e com a certificação destas propriedades permitir o acesso a financiamentos que permitam a realização dos manejos”, explicou Giovani Faé acrescentando que a “Operação 365” possui um convênio com o Banrisul que permite o acesso a recursos de crédito de carbono, pois trata-se de um projeto de sustentabilidade.

O Presidente da Coopatrigo Paulo Pires que acompanhou os trabalhos dos técnicos em uma das propriedades e pode verificar principalmente a questão da compactação do solo que é um dos grandes problemas hoje da agricultura, afirmou que a “Operação 365” ´é um projeto que demonstra mais uma vez o diferencial do Cooperativismo, sempre buscando meios e tecnologias que permitam que o associado produza mais com qualidade e sustentabilidade.

Outro ponto destacado pelo Presidente da Coopatrigo é com relação a diversificação das atividades na propriedade que a “Operação 365” prevê permitindo renda principalmente no inverno onde as propriedades ainda são pouco exploradas e não ficariam tão dependentes das culturas de verão.

Giovani Faé da Embrapa Trigo na conclusão dos trabalhos, disse que as três propriedades da região da Coopatrigo visitadas foram certificadas e estão seguindo corretamente as boas práticas de manejos, com algumas correções que serão apontadas a partir da análise de todos os dados levantados no trabalho de auditagem das condições químicas, físicas e biológicas destes talhões.

Além da Coopatrigo, também participam da “Operação 365”, a Cotriel, Coasa, Cotrijuc, Cotrijal, Cotrisul, Cotripal, Cotrisal, Cotrisel e Cotrirosa.

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo