Coopatrigo promove encontro sobre suplementação energética em pastagens de inverno e lavoura de carne

  • 26 de maio de 2022

A Coopatrigo através das Rações Piratini, Lojas Veterinárias e a parceria com a DSM/Tortuga esteve realizando nesta quarta-feira um importante encontro técnico da pecuária, reunindo pecuaristas de toda a sua região de abrangência, abordando temas importantes e pertinentes para buscar melhores resultados na bovinocultura de corte.

Inicialmente o Médico Veterinário Douglas Griebeler da DSM/Tortuga abordou a questão da suplementação energética em animais que serão em breve colocados nas pastagens de inverno. Griebeler destacou que essa suplementação serve como uma espécie de adaptação dos animais que terão sua dieta alterada e não vai permitir a perda de peso nesse período já que a suplementação energética proporciona um equilíbrio entre proteína e energia da dieta, apresentando também uma ótima relação entre o custo e o benefício, acrescentando que a Coopatrigo disponibiliza algumas alternativas para esse manejo através de formulações da Rações Piratini.

O representante da DSM/Tortuga também falou sobre o Programa Gestão DSM que a parceria com a Coopatrigo vai oportunizar aos pecuaristas de toda essa região o qual faz um acompanhamento em números e cria referências para que o produtor possa compreender sua atividade e criar metas visando maximizar a lucratividade.

Em um segundo momento do encontro o Engenheiro Agrônomo Luciano de Dornelles que é Administrador da Estância Sossego de Uruguaiana e parceiro das Rações Piratini na alimentação dos animais nessa propriedade, abordou o Case de Sucesso, A lavoura de carne: resultados com a intensificação de pastagens. Dornelles destacou em números os resultados alcançados a partir da implantação deste projeto, onde em uma área de 90 hectares com pastagens cultivadas e irrigadas, obteve-se uma lotação média de 500 a 600 cabeças, antecipando a idade média para abates para 18 a 20 meses, obtendo maior giro e rentabilidade.

O presidente da Coopatrigo Paulo Pires que prestigiou a realização deste encontro, agradeceu a parceria com as Rações Piratini e pelas importantes informações repassadas tanto pela DSM/Tortuga como pela Estância Sossego, que trouxeram suporte para o trabalho a ser desenvolvido com os pecuaristas da nossa região.

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo