Coopatrigo e Brevant Sementes promoveram encontro com produtores irrigantes

  • 17 de junho de 2022

Na última quarta-feira a Coopatrigo em parceria com a Brevant Sementes esteve realizando um encontro com os produtores irrigantes da sua área de ação tratando sobre o uso racional de água em lavouras de milho de alto potencial.

Ao abrir o evento o Presidente Paulo Pires relatou que em 2012 a Coopatrigo promoveu um encontro para incentivar o uso da irrigação em nossa região e a partir daquele ponto a utilização desta tecnologia foi aumentando gradativamente e hoje a região possui uma das maiores áreas irrigadas do Rio Grande do Sul. “Continuamos acreditando que a irrigação é a única opção que temos para enfrentar situações climáticas adversas, mas temos que saber utilizar esses equipamentos para termos resultados em nossas propriedades e é isto que estamos fazendo hoje aqui com produtores que já possuem irrigação em suas propriedades”, afirmou  Paulo Pires dizendo ainda que a área técnica da Coopatrigo está sendo capacitada para atender esses produtores.

O palestrante deste encontro foi o professor Reimar Carlesso que atualmente ocupa da função de CEO da Irriga Global, detentora do Sistema Irriga criado para o monitoramento de sistemas de irrigação permitindo a maximização e eficiência do uso da água em área irrigadas. O Sistema Irriga foi criado na Universidade Federal de Santa Maria e hoje atua em vários países, principalmente da Europa onde o Professor Reimar Carlesso está residindo atuando na expansão da Irriga Global.

Além de trazer vários dados comparativos dos países onde a Irriga Global está trabalhando, Reimar Carlesso foi enfático em sua manifestação dizendo que sistemas de irrigação não podem ser utilizados somente para suprir a falta de chuvas, mas sim para se obter uma estabilidade de produção garantindo um teto produtivo que garanta resultados econômicos para o produtor. “Se tiver alguém aqui produzindo de 100 a 150 sacos de milho em uma lavoura irrigada tem algo errado e o uso da água não está sendo aproveitado”, afirmou Reimar Carlesso dizendo que o Sistema Irriga contribui para a busca desta “estabilidade” de produtividade com facilidade e rapidez no acesso à recomendação de irrigação. As recomendações de irrigação são disponibilizadas em tempo real, via internet, para cada pivô ou parte dele e com previsão da irrigação com 24 horas e 48 horas de antecedência. O produtor deve somente informar a cultura semeada, a variedade e/ou híbrido, data de semeadura, sistema de cultivo, espaçamento entre linhas e população de plantas.

Encerrando o encontro o representante da Brevant Sementes Eduardo Cicmanec agradeceu a presença de todos e a parceria com a Coopatrigo na realização do evento e falou sobre a empresa e o seu portfólio de sementes disponíveis junto a Coopatrigo sempre com tecnologias de ponta e anunciou para nessa próxima safra uma novidade da Brevant Sementes que é o novo Híbrido Hiper Precoce que é o B2315 Power Core Ultra que vem para atender a demanda dos produtores para realizarem uma segunda safra em áreas de pivô.

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo