Coopatrigo recebe visita do Presidente da Fetag-RS

  • 23 de novembro de 2022

Na última sexta-feira a Diretoria da Coopatrigo esteve recebendo a visita do Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Joel da Silva, o qual esteve participando de um evento promovido pelos Sindicatos Patronal e dos Trabalhadores com o apoio do Senar em São Luiz Gonzaga e aproveitou para realizar uma visita à Cooperativa.

A recepção na Coopatrigo foi realizada pelos três Diretores, Paulo Pires, Luiz Flávio Oliveira e Marcos Pilecco e na oportunidade foram debatidos vários assuntos de interesse comum entre a Cooperativa e os agricultores familiares.

Carlos Joel da Silva destacou que o Cooperativismo e o Associativismo trabalham de forma conjunta porque a única maneira do agricultor familiar ser competitivo é através da sua Cooperativa. “Aqui na região da Coopatrigo existe uma afinidade muito grande com os Sindicatos de Trabalhadores Rurais e isto tem a nossa admiração junto a Federação”, destacou o presidente da Fetag-RS.

O Presidente da Coopatrigo Paulo Pires também reforçou a importância desta afinidade com as lideranças sindicais já que a Coopatrigo tem a maioria dos seus associados oriundos da agricultura familiar. “Interesses da Coopatrigo e dos Sindicatos acabam sendo os mesmos e uma agricultura familiar forte também fortalece a Cooperativa”, ressaltou Paulo Pires.

Um dos temas em destaque nos debates foi a irrigação e principalmente a reivindicação que existe para que os agricultores possam fazer o armazenamento de água em APPs, o que hoje não é permitido.

O Presidente da Coopatrigo Paulo Pires vem defendendo essa liberação há muito tempo, afirmando que a irrigação somente vai avançar no Rio Grande do Sul se houver a mudança na legislação ambiental e os produtores conseguirem fazer seus reservatórios em áreas de preservação permanente, o que vai contribuir para as propriedades e a produção rural não ficarem à mercê dos problemas climáticos e conseguirem enfrentar situações adversas como ocorreu no último verão.

Por fim Coopatrigo e Fetag-RS concluíram que existem muitos desafios pela frente, mas que a união de Cooperativismo e Associativismo serão muito importantes para que o setor primário avance e supere obstáculos que acabam travando o desenvolvimento.

 

Roberto Marques

Assessor de Comunicação Coopatrigo