Coopatrigo lança projeto de preservação de nascentes e olhos d’água

  • 20 de janeiro de 2023

A existência de um número grande de nascentes e olhos d’água na região de ação da Coopatrigo levou à elaboração de um projeto que visa conscientizar os produtores associados da Cooperativa a efetuarem a correta preservação destes locais em suas propriedades a fim de que eles continuem com a sua função de produzir água para a formação de córregos, riachos e rios da região, oportunizando também o abastecimento deste bem natural nas propriedades com qualidade e quantidade.

Com esse objetivo a Coopatrigo lançou nesta quinta-feira, dia 19 de janeiro, o Projeto “Adote uma Nascente” que vai incentivar os associados a efetuarem a correta preservação destes locais com algumas ações básicas, segundo informou a Engenheira Ambiental da Cooperativa Aline Schonarth que foi a responsável pela elaboração do projeto.

As ações práticas a serem desenvolvidas nestes locais são a identificação do enquadramento da nascente; o cercamento do local para restringir o acesso de animais maiores e permitir a regeneração natural; a limpeza da área com a retirada de restos vegetais, galhos e terra assoreada; controle da erosão na propriedade através de técnicas que favoreçam a penetração e a permanência da água no solo.

Ao falar sobre o Projeto “Adote uma Nascente”, o Presidente da Coopatrigo Paulo Pires disse a intenção é desencadear uma grande ação de conscientização individual dos associados sobre essa necessidade de preservação das nascentes e olhos d’água, como garantia de um Meio Ambiente equilibrado. “Temos mais de 3 mil produtores que trabalham conosco e se conseguirmos que eles desenvolvam essa ação nas suas propriedades estaremos satisfeitos com os efeitos que ocorrerão na nossa região, trazendo quem sabe uma amenização dos impactos das estiagens que castigam a classe produtora”, afirmou o dirigente Cooperativista.

A iniciativa da Coopatrigo foi elogiada por Prefeitos, representantes de entidades e órgão ambientais que estiveram presentes no lançamento do Projeto “Adote uma Nascente”, havendo inclusive o comprometimento dos municípios representados, de que ações semelhantes serão adotadas pelas Prefeituras, através das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente aumentando o trabalho de conscientização da preservação e conservação das nascentes e olhos d’água.

No final do encontro a Coopatrigo apresentou o primeiro associado a aderir ao Projeto “Adote uma Nascente”, que é o Sr. Romar Pieniz que possui uma propriedade em São Lourenço, interior de São Luiz Gonzaga e se prontificou a realizar as ações sugeridas pela Coopatrigo, autorizando o acompanhamento e divulgação do trabalho que será realizado.

Roberto Marques

Assessoria de Comunicação Coopatrigo