Plantio de Canola: Um novo ciclo se inicia

  • 4 de maio de 2023

Os produtores associados da Coopatrigo que participam do Programa de Canola deverão concentrar neste mês de maio o plantio da cultura alternativa de Canola, começando um novo ciclo de plantio após mais uma safra frustrada de soja.

Desde que a Coopatrigo iniciou a incentivar o plantio alternativo de Canola no inverno na região através de um Programa que garante os insumos, assistência técnica e comercialização, a área cultivada vem aumentando gradativamente e na atual safra que se inicia em torno de 14 mil hectares deverão ser cultivas com Canola na região da Coopatrigo.

A canola é uma espécie oleaginosa, da família das crucíferas, passível de incorporação nos sistemas de produção de grãos do Sul do Brasil. Destaca-se como uma excelente alternativa econômica para uso em esquemas de rotação de culturas, particularmente com trigo, diminuindo os problemas de doenças que afetam esse cereal. O óleo de canola é um dos mais saudáveis, pois possui elevada quantidade de ômega-3, vitamina ‘E’ e o menor teor de gordura saturada entre os outros óleos vegetais. Composição, que segundo pesquisadores, contribui para o controle do colesterol. Seu farelo pode ser usado em rações animais e também na produção de biocombustível.

Nesse momento de implantação da lavoura o corpo Técnico da Coopatrigo está focando nas recomendações que precisam ser seguidas pelos produtores para que ocorra uma boa germinação, garantindo o potencial produtivo da Canola.

 

Roberto Marques

Assessoria de Comunicação Coopatrigo