Cooperativas gaúchas foram à Brasília solicitar apoio aos produtores

  • 15 de junho de 2023

No início desta semana uma comitiva de representantes de Cooperativas Agropecuárias esteve em Brasília mantendo uma série de audiências, solicitando o anúncio de medidas governamentais que apoiem os produtores do estado que estão enfrentando os efeitos da segunda estiagem consecutiva nas safras de verão, que afetaram seriamente as suas finanças.

O Presidente da Coopatrigo Paulo Pires, que também preside a Fecoagro/RS foi um dos integrantes da comitiva, que também teve o Presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o Presidente da Cotrijal, Nei Mânica e o Diretor Executivo da Fecoagro/RS, Sérgio Feltraco.

A comitiva manteve reuniões com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e com o vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Luiz Gustavo Braz Lage, e o diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, Jayme Pinto Júnior. O grupo esteve ainda com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, entidade que também trabalha junto ao governo federal em defesa dos produtores gaúchos.

Paulo Pires destacou que a intenção do grupo foi o de mostrar que a realidade do Rio Grande do Sul é diferente do restante do Brasil e por isso são necessárias medidas que venham atender as necessidades principalmente das Cooperativas que estão prorrogando as contas referentes à última safra de verão e necessitam dar condições para o seu associado seguir em frente e plantar as próximas safras.

Os representantes da Cooperativas gaúchas foram informados que o Governo Federal já está estudando essas medidas, que inclusive poderão estar no anúncio do próximo Plano Safra.

 

Roberto Marques

Assessoria de Comunicação Coopatrigo