FecoAgro/RS afirma que Plano Safra 2023/2024 apresenta pontos positivos

  • 28 de junho de 2023

O Plano Safra  2023/2024  para a agricultura e a pecuária empresarial do país, anunciado pelo governo federal, nesta terça-feira, 27 de junho, tem pontos altamente positivos. A afirmação é do presidente da  Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires. Ele cita o aumento no volume de recursos. O valor que está sendo disponibilizado é  de R$ 364,22 bilhões para apoiar a produção agropecuária de médios e grandes produtores rurais até junho de 2024, cerca de 27% a mais que o financiamento anterior.

Pires ressalta, ainda, a questão da taxa de juros. O governo manteve as taxas de juros para custeio e comercialização em 8% ao ano para os produtores enquadrados no Pronamp e de 12% ao ano para os demais produtores. “O Brasil passa por essa transição de juros altos para conter a inflação e o Plano Safra não pode fugir muito disso”, observa.

O presidente da FecoAgro coloca também que o produtor necessita de um Plano Safra forte. “Esta é uma realidade principalmente para o Rio Grande do Sul que registrou duas frustrações de safra”, salienta. Pires destaca que outros anúncios importantes ainda podem vir pelo Plano Safra da Agricultura Familiar. “Acredito que ele possa ser mais robusto e que contemple as necessidades das cooperativas agropecuárias do Estado”, enfatiza.

Foto: AgroEffective/Divulgação

Texto: Rejane Costa/AgroEffective