Coopatrigo, Embrapa e RTC lançam trabalho para mudar perfil do solo na região

  • 6 de outubro de 2023

A Coopatrigo mais uma vez está sendo protagonista no seu trabalho de levar soluções aos seus associados para produzir com qualidade e segurança.

Em um trabalho pioneiro em parceria com a Embrapa e Rede Técnica Cooperativa será desenvolvido na propriedade de 10 associados e também na lavoura experimental junto a Escola Cruzeiro do Sul uma série de experimentos com o objetivo principal de mudar o perfil do solo das lavouras da região, através da melhoria da qualidade química, física e biológica, para elevar a sustentabilidade, a estabilidade produtiva das lavouras e, consequentemente, maximizar a rentabilidade das propriedades dos associados.

Para o desenvolvimento deste trabalho a Coopatrigo vai investir em torno de R$1,5 milhão, dando suporte técnico para aprimorar a qualidade dos solos agrícolas, com o intuito de impulsionar a produtividade das lavouras, reduzir riscos e otimizar a lucratividade das propriedades rurais. Os produtores serão auxiliados pelos consultores técnicos da cooperativa para a adoção de boas práticas de manejo. Os talhões certificados pelo programa receberão um selo que atesta o nível de excelência alcançado.

O convênio foi anunciado oficialmente dentro da Expo São Luiz 2023, na Casa Coopatrigo, onde ocorria a reunião da Associação dos Município das Missões e contou com a presença do Presidente da Coopatrigo, Paulo Pires; Geomar Corassa, da RTC; Giovane Faé, da Embrapa, Mercio Luiz Strieder, da Embrapa e Bento Butembender, Coordenador Técnica da Coopatrigo, além dos prefeitos da região.

Ao comentar sobre a iniciativa, o Presidente da Coopatrigo Paulo Pires disse que esse trabalho deverá trazer uma nova era na produção agrícola na área de ação da Cooperativa, permitindo que todos possam enfrentar situações adversas de clima, que são comuns em nossa região e ter principalmente estabilidade de produção.

 

Roberto Marques/Filipe Reichert

Assessoria de Comunicação Coopatrigo