Cooperantes de Sementes Coopatrigo realizam viagem técnica na Argentina

  • 28 de março de 2024

A produção de sementes na Coopatrigo vem recebendo uma atenção especial com a qualificação constante de todo o processo que resulta em qualidade na entrega do principal insumo aos associados que é a “semente”.

Diante dessa visão estratégica entre os dias 19 e 22 de março, os Cooperantes de Sementes da Coopatrigo estiveram realizando uma imersão técnica na Argentina para visitar a empresa Rizobacter, que é líder mundial de inoculantes de soja e insumos e que tem a sua principal planta industrial localizada em Pergamino, na Grande Buenos Aires.

A Rizobacter possui em sua linha diferentes produtos para uso agrícola, desde a proteção da terra e cuidados com as sementes até o cultivo. São inoculantes para soja, feijão e milho, adjuvantes, micronutrientes para tratamentos de sementes, micronutrientes para aplicação foliar e biofertilizantes utilizados para incrementar a produção de alimentos e cuidados no equilíbrio natural, sendo todos produtos totalmente sustentáveis.

Na visita à Sede e Fábrica da Rizobacter, os Cooperantes de Sementes da Coopatrigo verificaram como é produzido o inoculante longa vida usado no TSI da Coopatrigo.

Foram apresentadas as novas formulações de produtos biológicos que serão lançados para o controle de pragas e doenças, com visita ao laboratório de tecnologia de aplicação, onde foi apresentado a importância de uso de adjuvantes de alta tecnologia para auxiliar na maior eficiência dos produtos aplicados no controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

O grupo da Coopatrigo também realizou algumas visitas a campo onde tiveram oportunidade de conhecer a soja resistente a seca, através da tecnologia HB4.

A Tecnologia HB4 foi desenvolvida a partir de um gene nativo do girassol, que confere às plantas tolerância ao déficit hídrico e à salinidade, sendo transferido, via transformação genética, para a soja, trigo e milho.

Também houve a verificação de híbridos de milho, com nova arquitetura de planta, buscando maior produtividade, diminuição de risco de tombamento, por apresentar a inserção de espiga mais baixa e por último foram verificados os manejos na cultura da soja com produtos da empresa, para mitigação de stress climático e auxiliar na qualidade de semente.

A Coopatrigo agradece a todos os Cooperantes de Sementes que participaram desta viagem técnica, em continuidades as ações que estão sendo realizados para a qualificação na produção de Sementes Coopatrigo, bem como a parceria com a Rizobacter.

Fotos:

Roberto Marques

Assessoria de Comunicação Coopatrigo