Paulo Pires participa de reunião sobre problemas climáticos com o Ministro da Agricultura Carlos Fávaro

  • 8 de maio de 2024

Na manhã desta terça-feira o Presidente da Coopatrigo e Presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires esteve participando de um encontro on-line com o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro e toda a sua equipe, debatendo a situação do Rio Grande do Sul após a catástrofe climática que atingiu grande parte do estado com alagamentos e destruição, com significativos reflexos no setor primário.

O ministro Fávaro afirmou que o encontro busca levantar informações e propostas em conjunto, para a construção de medidas precisas. “Por determinação do presidente Lula, a Esplanada dos Ministérios está totalmente voltada para buscar soluções para o Rio Grande do Sul. Vamos trabalhar juntos”, destacou Fávaro.

Durante a conversa, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, destacou a importância de fortalecer o cooperativismo da região e comentou que boa parte do cooperativismo agropecuário brasileiro tem raízes no Rio Grande do Sul. Também pontuou a importância do espaço para o diálogo. “Nós temos que tratar de soluções e construir juntos. Então, estamos aqui para debater sobre as possibilidades. Nós queremos criar uma rampa de soluções”, disse o presidente da OCB.

Já o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, sugeriu proposta para fortalecer e dar oportunidade para produtores e cooperativas. “Nós precisamos de uma mudança de estrutura para que possamos, novamente, recapitalizar o produtor e dar oportunidade para que possa voltar a produzir. Trouxemos propostas para fazemos uma reestruturação das dívidas e para voltar a capitalizar as cooperativas. São sugestões para o crescimento sustentável das cooperativas do Rio Grande do Sul”.

Segundo Paulo Pires, foi informado no encontro que o Mapa enviou uma proposta para o Conselho Monetário Nacional (CMN) para a suspensão dos pagamentos das dívidas dos produtores rurais do Rio Grande do Sul por 90 dias, com a possibilidade de prorrogação.

Também foi informado que está sendo preparada uma Medida Provisória (MP) que visa liberar a importação de arroz pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O objetivo é evitar especulação financeira e estabilizar o preço do produto nos mercados de todo o país.

Outra notícia que os representantes do Cooperativismo gaúcho receberam foi sobre a proposta de criação de um fundo de aval, viabilizando a tomada de crédito por parte dos produtores impactados. “A solução é o fundo garantidor, como foi utilizado no Pronamp (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) durante a pandemia. Onde o poder público garante as operações, com isso, o crédito volta a existir para os produtores”.

O Presidente da Coopatrigo disse que o encontro foi muito importante com o Ministério da Agricultura apresentando as suas intenções para minimizar os impactos que teremos no setor primário. “Esperamos que as medidas sejam o mais breve possível implementadas, já que estamos entrando em um novo ciclo produtivo de inverno e sem a ajuda do Governo Federal muitos sequer vão conseguir plantar”, finalizou Paulo Pires.

 

Roberto Marques

Assessoria de Comunicação Coopatrigo