A reconstrução

  • 19 de junho de 2024

Desde a ocorrência do fenômeno climático no último sábado que trouxe grande destruição ao complexo da Coopatrigo em São Luiz Gonzaga o trabalho tem sido intenso em diversas frentes formadas para enfrentar os problemas.

Em um primeiro momento já no domingo foi iniciado um grande mutirão de limpeza para desobstrução das áreas atingidas, cortes de galhos e arvores que foram derrubadas pelo vento, recolhimento de telhas, zincos e madeiras que voaram das coberturas. Esse trabalho conta com a participação de colaboradores, voluntários e o de empresas como a Cermissões que deslocou suas equipes de manutenção para contribuir com a Coopatrigo.

Paralelo a limpeza, outras frentes iniciaram o trabalho de reconstrução e principalmente de proteção de equipamentos, utensílios, móveis, documentos, mercadorias e produtos que corriam o risco de mais estragos com as chuvas que continuavam ocorrendo na região.

Outro problema ocorrido com a Coopatrigo foi a falta de energia e a interrupção da comunicação com as Unidades, já que o servidor central fica na Sede Administrativa e ele é o responsável por todos o sistema interno e de emissão de notas fiscais da Cooperativa, ficando as Unidades sem poderem operar mesmo que não tenham tido problemas com o temporal.

Nessa situação da operação das Unidades da Coopatrigo, o sistema foi reestabelecido e o atendimento retornou já nesta quarta-feira.

A partir de quinta-feira retorna o atendimento no Supermercado Coopatrigo na Vila Mário, bem como o Centro Agropecuário.

O setor de Sementes da Coopatrigo também já retornou o atendimento aos associados efetuando a entregue de sementes de trigo sob agendamento com os responsáveis e em breve retomará a comercialização das sementes de soja que foram suspensas já que não se tinha conhecimento dos estragos causados nos estoques.

Além das obras que vão exigir mais tempo, um grande esforço está sendo feito pela Coopatrigo para remover os grãos de soja e trigo que estão no armazém graneleiro da URP localizado ao lado da UBS, que teve toda a coberta arrancada juntamente com elevadores e fluxos. Nessa situação foi montada uma estrutura provisória de elevadores e a equipe Coopatrigo juntamente com empresas especialistas nesta área já estão fazendo a remoção, mas o trabalho vai durar alguns dias.

Roberto Marques

Assessoria de Comunicação Coopatrigo