Adeus Ano Velho! Bem-vindo, Novo Ano!
Mais uma vez estamos chegando ao fim de um ano inteiro, cheio de vivências e experiências.
Como você se sente neste momento? Como avalia o ano que passou? O que representa para você o fim de um ano e o início de outro?
São questões importantes para pensarmos, refletirmos e aproveitarmos a tendência que esta fase do ano nos provoca: avaliar tudo o que aconteceu, agradecer pela vida e por tudo o que aprendemos com as felicidades e frustrações vivenciadas — que são naturais do ser humano — e, em especial, pensar sobre o ano que está chegando e o que queremos que venha junto com ele.
Todos os rituais que reconhecemos e realizamos nas datas de fim de ano, quando geralmente nos reunimos para celebrar a chegada do novo ano, são momentos de dar voz à renovação simbólica da vida que esta passagem representa. Consciente e inconscientemente, desejamos sempre ter um ótimo ano novo e depositamos nele a nossa confiança em uma vida de realizações. Porém, muitas vezes esquecemos que quem precisa ser bom não é o ano em si, mas as nossas próprias atitudes! Precisamos ser melhores do que apenas desejar ter um ano melhor.
É fundamental compreender que, junto ao desejo e à expectativa de um ano novo feliz, nós somos os agentes protagonistas da nossa vida. Depende, em primeiro lugar, de nós mesmos conquistar o que queremos!
Vamos refletir sobre exemplos que são desejos de todos: desenvolver nosso trabalho e vida profissional depende de nossa dedicação; melhorar nossa saúde depende do nosso autocuidado; vivenciar relações mais saudáveis depende de como nos colocamos — nossa postura, comportamento, pensamentos e atitudes — com as pessoas ao nosso redor, em todos os aspectos: familiar, afetivo e profissional. E assim por diante. Precisamos sempre lembrar e ter a consciência do quanto somos responsáveis por nossa vida e pela forma como a conduzimos!
Claro que, muitas vezes, enfrentamos situações adversas que estão fora do nosso controle ou responsabilidade. Os eventos climáticos devastadores ocorridos neste ano são um exemplo disso, e muitos sofreram impactos negativos importantes nesse sentido, inclusive nossa empresa e muitas pessoas em nossa cidade. É normal e natural que sintamos tristeza, frustração, desânimo e desesperança diante de situações difíceis. Contudo, a partir do momento em que o caos ou a turbulência maior se acalmam, conseguimos perceber que sobrevivemos à adversidade vivida.
Podemos e devemos olhar para frente, focar nossa energia em nos refazermos e nos reconstruirmos, por dentro e por fora, dentro do que for possível e necessário. Fácil não é, mas precisamos acreditar que é possível! Pois a vida está em constante movimento, e sempre dias melhores virão.
Então, façamos deste fim de ano um momento de agradecer e reconhecer nossa história e tudo o que faz parte dela. Lembremos que, com as dificuldades, sempre há aprendizado. Está em nós a capacidade de transformar, sempre para melhor, este desafio lindo que se chama: nossa vida!
Desejamos a todos os nossos colaboradores e familiares um belo Ano Novo, repleto de desejos realizados, saúde, paz, alegrias e também cheio das melhores versões de nós mesmos!
Lara Remus
Psicóloga
CRP 13553
RH Coopatrigo
Avenida Senador Pinheiro Machado, 4436
Vila Mário - São Luiz Gonzaga RS
Cooperativa Tritícola Regional Sãoluizense Ltda.
CNPJ: 97.078.463/0001-08
Inscrição Estadual: 126/0007402
Siga-nos e acompanhe diariamente todas as novidades da Coopatrigo