Em uma iniciativa da Fecoagro e com o apoio da RTC/CCGL, 25 Cooperativas Agropecuárias estiveram reunidas nesta terça-feira, dia 09 de dezembro, em Cruz Alta, realizando um encontro técnicos sobre o crescente e relevante papel das culturas de inverno canola e carinata como opções complementares para a agricultura do Rio Grande do Sul.
A Coopatrigo esteve representada neste encontro pelo Presidente Paulo Pires, que também preside a Fecoagro, pelo Diretor de Produção Fábio München, e o Coordenador Técnico Bento Buttenbender.
Geomar Corassa, Gerente de Pesquisa e Tecnologia da RTC/CCGL, avaliou o resultado do debate. “Foi um evento muito importante e gratificante. Fizemos discussões técnicas, debatemos estratégias comerciais e muitas oportunidades foram levantadas ao final. Conseguimos contribuir e já começar a desenhar um futuro que é muito promissor para as cooperativas, para os produtores e para o Rio Grande do Sul através das culturas como alternativas de renda no inverno.”
Hevertom Gugelmin, Diretor Comercial da Cargill e palestrante, avaliou o cenário de mercado e o potencial técnico. “O Rio Grande do Sul já está se consolidando como uma agroindústria que processa canola, e junto com isso vêm as demandas de exportação. Sou muito otimista com o desenvolvimento desse mercado. Isso mostra o quanto ainda podemos crescer em produtividade, pois há um bom caminho para ganho de produtividade. O movimento feito pelas cooperativas contempla a pavimentação para o sucesso e traz boas práticas para que o produtor, ao iniciar na cultura, inicie pelo caminho certo e dê continuidade na implantação das culturas”.
O Presidente da Coopatrigo, Paulo Pires destacou que a Canola já está consolidada na região da Coopatrigo e a adesão de outras Cooperativas do Rio Grande do Sul no fomento destas Culturas alternativas de inverno é muito importante para a cadeia produtiva e com o diferencial da RTC, pesquisando e dando suporte técnico, verificaremos um crescimento no plantio de Canola e Carinata no ciclo inverno, dando mais uma opção de renda aos produtores.
Paulo Pires também destacou a necessidade de gestão eficiente e a importância da plataforma Smartcoop no gerenciamento de culturas. “A cultura da canola só vem fortalecer mais uma opção para o produtor. E com a Smartcoop, nós temos um diferencial extraordinário no cooperativismo: construir uma cadeia madura, sedimentada, com estratégia, rastreabilidade e com origem. A plataforma Smartcoop é uma ferramenta extraordinária, que aproxima o produtor, o técnico e a cooperativa.”
Com esta iniciativa, CCGL, RTC e FECOAGRO reforçam o compromisso com a inovação, o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento do cooperativismo. O encontro consolida um espaço de diálogo qualificado para construir estratégias que ampliem a competitividade do agronegócio gaúcho.
Comunicação Coopatrigo/Comunicação CCGL
Avenida Senador Pinheiro Machado, 4436
Vila Mário - São Luiz Gonzaga RS
Cooperativa Tritícola Regional Sãoluizense Ltda.
CNPJ: 97.078.463/0001-08
Inscrição Estadual: 126/0007402
Siga-nos e acompanhe diariamente todas as novidades da Coopatrigo