São Luiz Gonzaga está em “Situação de Emergência” por perdas nas lavouras

  • 20 de outubro de 2014

O prefeito municipal de São Luiz Gonzaga, Junaro Figueiredo decretou na semana passada situação de emergência no município em decorrência das perdas registradas nas lavouras de inverno que chegam à 70% segundo dados levantados pela Comissão Municipal de Estatística Agropecuária.

Pelos laudos apresentados pela COMEA na cultura do trigo o município tem uma área de 38 mil hectares nas quais estima-se uma produtividade média de 900 kg por hectare, com 70% de perdas com relação a expectativa inicial de colheita que era de 2.600 kg por hectare.

Na canola a estimativa de prejuízos é de 50%, com São Luiz Gonzaga possuindo uma área de 2.600 hectares com esta cultura e uma estimativa de produtividade média de 750 kg por hectare.

Com 3.000 hectares cultivadas com aveia branca e uma projeção média de produtividade de 900 kg por hectare, os prejuízos nesta cultura representam 62,5%.

Na aveia preta, que também possui 3.000 hectares cultivadas, a projeção de produtividade é de 800 kg por hectares com 46,6% de perdas diante  dos 1.500 kg que se projetava para esta cultura.

A atividade leiteira, com problemas de desenvolvimento das pastagens também já projeta uma redução na produtividade média no município em torno de 15%, com este índice devendo aumentar nos próximos meses já que a implantação das pastagens de verão estão prejudicadas com o excesso de chuvas.

Com a decretação de situação de emergência por um prazo de 120 dias, o prefeito municipal espera que os produtores tenham mais facilidades para o acesso ao Proagro e demais seguros e também possam fazer renegociação de dívidas que foram contraídas para a formação destas lavouras.