Plantio de soja intacta não certificada vai provocar desconto de 7,5% de royalties

  • 23 de outubro de 2014

A nova safra de soja que está começado a ser plantada na região de abrangência da Coopatrigo terá uma particularidade que poderá aumentar significativamente os custos de produção.

Esse aumento deverá ocorrer para aqueles produtores que costumam guardar sementes caseiras e estas forem da nova tecnologia RR2 Intacta, pois a partir desta safra a Monsanto que é detentora desta tecnologia vai fazer a fiscalização na entrega de produção de soja em todas as empresas que recebem o grão e na constatação de ser soja intacta e o produtor não tiver comprovação da compra de semente fiscalizada, terá o desconto de 7,5% do volume que está sendo entregue como royalties para a Monsanto.

Esta semana a Coopatrigo recebeu a visita do Sr. Renato Moreira, representante da Monsanto o qual esclareceu que a empresa já está se organizando para ter um fiscal em cada local de recebimento de soja para a realização do teste nas cargas que forem entregues e ter a garantia de cobrança destes valores.

O representante da Monsanto disse que ninguém é obrigado a plantar a nova tecnologia intacta, mas se decidirem pela sua utilização deverão pagar o royalties e este somente é pago de duas maneiras: na aquisição da semente certificada, onde já está embutido no valor do insumo ou no chamado desconto na moega onde ele fica mais caro com o desconto de 7,5%.

Renato Moreira disse que como o plantio recém está iniciando, o produtor que tiver semente de soja intacta guardada na sua propriedade ainda tem a opção de vender este grão e adquirir sementes certificadas que será bem mais barato. Ele explicou que ao adquirir a semente certificada o produtor tem a geração de um bônus para entrega de soja industria na proporção de 66 sacos por cada hectare produzida com semente fiscalizada, ou seja, bem mais que a produção média da região que é de 45 sacos.

“Se o produtor fizer as contas e também considerar as vantagens do plantio da tecnologia intacta, principalmente no combate as lagartas, vai verificar que é super vantajoso comprar semente certificada e fazer uma boa safra com um custo razoável”, afirmou Renato Moreira.