Coopatrigo e Embrapa Trigo ampliam parceria

  • 8 de outubro de 2015

Uma equipe de pesquisadores da Embrapa Trigo esteve na última quarta-feira em São Luiz Gonzaga realizando um intercâmbio de informações tecnológicas com o corpo técnico da Coopatrigo.

A cooperativa e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária estão ampliando a sua parceria e inclusive a Coopatrigo está multiplicando na atual safra de trigo um novo cultivar adaptados especialmente para esta região.

O chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Adão Acosta disse que a sua equipe realizou uma vistoria na área de multiplicação do BRS Reponte. “A lavoura está em excelentes condições, demonstrando que os nossos pesquisadores acertaram ao preparar este material para esta região” enfatizou Acosta, dizendo que esta cultivar vai complementar os cultivares da Embrapa que já estão sendo plantados na região como o BRS Marcante e o BRS Parrudo.

Ainda segundo Adão Acosta, a parceria com a Coopatrigo está sendo ampliada pela tradição e qualificação do corpo técnico da cooperativa e também pelos investimentos realizados na sua estrutura de UBS que se transformam em qualidade na semente ofertada aos associados.

O engenheiro agrônomo Marcos Pilecco por sua vez disse que esta parceria é muito importante para a Coopatrigo, já que o foco da cooperativa é levar novas tecnologias aos seus associados para que eles consigam cada vez produzir mais e com qualidade. “No trigo estamos direcionando nossa produção de sementes para cultivares que possuem as características de qualidade que os moinhos exigem e este novo material da Embrapa se encaixa neste perfil”, comentou Marcos Pilecco.

O agrônomo também expôs à equipe de pesquisadores da Embrapa os números gerais da Coopatrigo no que diz respeito a recebimento de grãos, comercialização de sementes, área de atuação, capacidade de armazenagem e faturamento.