Mais de 200 produtores acompanharam atentamente a palestra ministrada pelo professor Paulo Dejalma Zimmer realizada na noite fria de segunda-feira na associação dos funcionários da Coopatrigo.
O foco da palestra foi mostrar aos associados da cooperativa a diferença entre o uso de uma semente certificada e a utilização da chamada semente “crioula”, que o produtor guarda na sua propriedade ou “saco branco”. Neste comparativo, Paulo Dejalma apresentou dados que demonstram que o custo de uma semente crioula na maioria dos casos é superior ao da semente certificada e não existe uma garantia de germinação e vigor para atingir o potencial produtivo da planta.
O palestrante disse que os agricultores necessitam se profissionalizar cada vez mais, comprando uma semente pronta e tratada e focar a sua atenção na época de plantio, velocidade de plantio, densidade e profundidade que vão indicar o potencial produtivo da lavoura e principalmente o aproveitamento de toda a genética contida na semente. “ A base da alta produção para qualquer cultura está diretamente relacionada com o sucesso do estabelecimento das plantas no campo que, por sua vez, depende do manejo racional e da qualidade das sementes utilizadas”, afirmou Paulo Dejalma.
Diante do exposto, explicou o palestrante, uma semente de alta qualidade se constitui no insumo mais importante da lavoura. Somente através da semente de alta qualidade será possível construir uma lavoura capaz de aproveitar ao máximo os insumos e o ambiente disponíveis num ciclo de cultivo. Também dependerá da qualidade da semente a capacidade das plantas suportarem os estresses impostos. A qualidade da semente é dividida em quatro atributos: qualidade física, fisiológica, genética e sanitária. A utilização de sementes de alta qualidade é altamente estratégica para o produtor rural por interferir na construção da lavoura e, por conseguinte, na produtividade.
O evento foi realizado pela Coopatrigo em parceria com a Syngenta, onde o RT de Sementes Gustavo Lima comentou sobre o tratamento de sementes Avicta Completo que é disponibilizado aos produtores através da cooperativa. Avicta Completo é o primeiro nematicida para tratamento profissional de sementes de milho, soja e algodão. “É uma das ferramentas mais completas para situações de difícil manejo, que são os nematoides, já que há poucas opções realmente eficazes. Mas o Avicta Completo tem outros benefícios, pois ajuda no estabelecimento da cultura no manejo das pragas iniciais, permitindo que a planta tenha um melhor enraizamento e garante a manutenção do estande inicial da lavoura, contribuindo para uma maior produtividade”, afirmou o representante da Syngenta.
O presidente da Coopatrigo Ivo Batista agradeceu a excelente participação dos associados, afirmando que a cooperativa com a realização de eventos como este, cumpre com o seu papel de manter o seu associado atualizado com os avanços tecnológicos.
Avenida Senador Pinheiro Machado, 4436
Vila Mário - São Luiz Gonzaga RS
Cooperativa Tritícola Regional Sãoluizense Ltda.
CNPJ: 97.078.463/0001-08
Inscrição Estadual: 126/0007402
Siga-nos e acompanhe diariamente todas as novidades da Coopatrigo